Notícia Destaque
CIMAER recebe mais uma etapa de testes do Sistema WEBRADAR
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) realizou, no dia 6 de outubro, o Site Acceptance Teste (SAT) – Teste de Recebimento em Campo da Build III - Fase I do Sistema WEBRADAR, desenvolvido pela empresa de tecnologia IACIT.
Na oportunidade, com a licença do Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Carlos Teles Batista, o comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia José Eduardo Gonçalves Platenik, deu as boas-vindas aos presentes e expressou a satisfação em recebê-los para mais uma etapa de entrega do WEBRADAR: “É uma satisfação receber aqui no CIMAER algumas das principais partes interessadas por este promissor sistema, que tende a elevar de nível a prestação do serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão”, destacou o Tenente-Coronel Platenik.
Além dos funcionários da IACIT, o público presente no CIMAER foi composto por integrantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), capitaneados pelo Coronel Especialista em Meteorologia Luiz Carlos; da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA); do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), tendo como membro mais antigo o Chefe da Divisão de Operações, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos; e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), Segundo Tenente Especialista em Comunicações Gláucio Ribeiro Lima.
Na sequência, o Diretor de Marketing da IACIT, Gustavo de Castro, fez uma breve explanação sobre a empresa, de forma a nivelar o conhecimento dos presentes sobre o ramo de atuação, seus principais clientes, o número de contratos firmados e as inovações tecnológicas em estado de desenvolvimento e implantação.
Em seguida, Jonas Lemes da Silva Junior, líder de projeto WEBRADAR, foi o responsável por ministrar uma palestra de apresentação do sistema aos ouvintes, recebendo apoio direto do Capitão Especialista em Meteorologia Sildiscley Assis Coelho e do Primeiro Sargento Técnico em Meteorologia Reinaldo de Almeida Braz.
Na oportunidade, foram apresentadas as principais funcionalidades do sistema, assim como demonstrações dos seus estados de implantação. Foi muito bem enfatizado que o WEBRADAR tem a finalidade não apenas de possibilitar a operação e a visualização dos produtos de RADAR via plataforma web, mas também a incorporação de funcionalidades que venham ao encontro das necessidades operacionais do CIMAER, em especial aquelas que envolvam o Serviço VOLMET.
A Diretora de TI da empresa, Paula Martins, fez questão de enaltecer essa característica: “Essas incorporações pontuais e relativamente rápidas somente são possíveis graças à arquitetura e a matriz tecnológica nas quais o sistema está sendo desenvolvido”, completou a diretora.
Na palestra ministrada, pôde-se constatar que o sistema WEBRADAR vai muito além de integrar, via web, os Radares Meteorológicos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Ela contempla funcionalidades de controle, gerenciamento, exibição, disseminação e armazenamento das imagens de Radar disponíveis, de forma que o Previsor consiga interação máxima com os produtos disponibilizados e de outros que poderão ainda ser incorporados.
Além dessa interação do meteorologista com os produtos de Radar, o WEBRADAR permite sobreposição de sistemas e imagens, possibilitando, por exemplo, sua interação com o Sistema de Tempo Severo Convectivo (STSC), imagens de satélite e com a visualização do tráfego aéreo. Isso proporcionará análises e tomadas de decisões, por parte dos previsores, mais assertivas e dará ao Operador VOLMET uma consciência espacial sem precedentes nos atendimentos às aeronaves em voo.
Com a implantação desse sistema, será possível observar em uma única tela informações de todas as mensagens confeccionadas e enviadas ao Banco OPMET pelo CIMAER, saber exatamente onde a aeronave se encontra, em que fase do voo ela está e detalhes sobre sua velocidade e localização de uma forma direta e amigável; trazendo agilidade e precisão ímpares ao Operador VOLMET no assessoramento ao aeronavegante.
O Capitão Sildiscley contribuiu com a palestra esclarecendo sobre algumas funcionalidades sugeridas e implementadas pela equipe de desenvolvedores: “Hoje o Operador VOLMET necessita de várias telas para realizar um atendimento. A página de consulta das mensagens meteorológicas, a tela do Sistema SAGITÁRIO, a planilha para registrar as informações recebidas, o envio do AIREP; enfim, o trabalho fica muito particionado. Nesse sentido, o WEBRADAR vem para tornar esse atendimento mais otimizado, onde, em uma única tela, consegue-se visualizar a aeronave atendida, acessar as informações meteorológicas em vigor, registrar as informações transmitidas e realizar o envio do AIREP. Isso é fantástico para o operador que tem sua carga de trabalho diminuída, assim como para o usuário que está voando e anseia por um assessoramento célere”, enfatizou.
O comandante do CIMAER também fez algumas sugestões, dentre elas a inserção da síntese de tráfego aéreo na visualização 3D das imagens de Radar meteorológico: "Um desafio para os desenvolvedores e um ganho fantástico para a meteorologia aeronáutica. Imaginem termos a interação entre o tráfego aéreo e a estrutura vertical de uma célula de Cumulonimbus. Essa possibilidade permitiria um assessoramento com um nível de precisão compatível com as crescentes exigências da aviação", acrescentou.
Após o término da palestra, Coronel Luiz Carlos fez questão de agradecer aos envolvidos com o desenvolvimento do WEBRADAR: "Entrei aqui com muitas expectativas e saio daqui com um sentimento de satisfação enorme, pois desde Tenente em Manaus eu imaginava que a meteorologia merecia uma ferramenta que tornasse o serviço operacional mais automatizado. Hoje, às vésperas de me despedir do serviço ativo, ver a meteorologia rumar para esse caminho é muito gratificante. Parabéns a todos os envolvidos! Ressalto aqui a participação técnica do CIMAER, por meio do Capitão Sildiscley e do Sargento Braz nessa nobre e importante empreitada e, é claro, agradeço ao comandante do CIMAER que com habilidade gestora está sabendo estabelecer e sedimentar as parcerias que se fazem necessárias para que esse projeto seja operacionalizado”, concluiu o Coronel.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e Fotos: Cap Esp Met Rangel (CIMAER)
Revisão: 2S BMT Maria Carolina
Edição: Denise Fontes (RJ 25254 JP)