Notícia Destaque
CIMAER realiza pesquisa de satisfação sobre seu Sistema de Gestão da Qualidade
O objetivo é conhecer as necessidades dos pilotos, despachantes de voo, administradoras de aeroportos e profissionais da área sobre os seus produtos e serviços de meteorologia aeronáutica
publicado:
26/09/2023 10:49
O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), organização militar subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), realiza pesquisa de satisfação sobre seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). O objetivo é conhecer as necessidades dos pilotos, despachantes de voo, administradoras de aeroportos e profissionais da área sobre os seus produtos e serviços de meteorologia aeronáutica,visando a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua do seu SGQ. O questionário está disponibilizado neste link.
O Brasil, como país signatário da Convenção de Chicago e membro do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional, tem adotado práticas recomendadas pela OACI e, nesse sentido, o DECEA estabeleceu um Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) contemplando diversos processos voltados à segurança da aviação.
De acordo com a Diretriz para o Sistema de Gestão da Qualidade Integrada (SGQI) do DECEA, o CIMAER implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de garantir a regularidade, a correta confecção e a precisão das informações aeronáuticas e meteorológicas relativas à prestação de informações meteorológicas sobre a previsão para os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis, Porto Alegre e Uruguaiana.
Dessa forma, a implementação da Prestação de Informações Meteorológicas foi dividida em três subprocessos, entre eles, Regularidade da Previsão de Aeródromo, Precisão da Previsão de Aeródromo e Correta Confecção da Previsão de Aeródromo.
Atualmente, dois desses três subprocessos já estão implementados e seus desempenhos são medidos e divulgados mensalmente nas páginas do CIMAER (INTRAER e INTERNET). O Subprocesso de Correta Confecção será implantado em janeiro de 2024, habilitando a Organização para a Visita de Certificação.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Foto: CIMAER
Edição: Denise Fontes
Revisão: Major Aviador Lopes