Notícias

CGNA recebe visita do Ministro da Secretaria de Aviação Civil

publicado: 06/07/2011 14:15

 




 



Na manhã de segunda-feira, 4 de julho, o Ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, fez uma visita ao Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).



Acompanhado do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, o ministro foi recebido pelo Chefe do CGNA, Coronel-Aviador Fábio de Almeida Esteves, no auditório do Centro.


Também participaram da visita, o Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, e o Diretor de Operações, João Márcio Jordão.


Na abertura, o Tenente-Brigadeiro Ramon destacou as atribuições do CGNA e, em seguida, o Coronel Esteves fez um briefing sobre o funcionamento da Unidade, enfatizando sua missão de balanceamento entre a capacidade de atendimento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda de movimentos aéreos.


Além de fornecer dados sobre o Sistema, como o número de Destacamentos, radares, Torres, Controle de Aproximação (APP), Centro de Controle de Área (ACC), mostrou – em transparência – um exemplo de malha de rotas internacionais.


O Chefe do CGNA mostrou, ainda, o organograma da OM, apresentando a Unidade de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFMU), que assegura o uso máximo da capacidade da infraestrutura aeronáutica para permitir um ótimo fluxo de tráfego aéreo para garantir que a capacidade não seja ultrapassada. Falou, ainda, sobre a Unidade de Gerenciamento do Espaço Aéreo (ASMU) tem como atribuição o uso flexível do espaço aéreo e a geração de relatórios de análise da medição de capacidade dos sistemas de pista.


Em seguida o Coronel Esteves mostrou o funcionamento da Unidade de Monitoração da Operacionalidade do Sistema (MOSU), que é responsável pela monitoração da segurança das operações no espaço aéreo, de acordo com modelo da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).


E, por fim, apresentou a Unidade de Utilidades (UTILU), que faz o gerenciamento das bases de dados e sistemas de automação.


Em sua explanação, o Chefe do CGNA trouxe detalhes sobre o gerenciamento do espaço aéreo, que atua na base estratégica, de acordo com recomendação da OACI – e na base tática, quando opera com a aplicação de medidas restritivas, fazendo a análise dinâmica de demanda e gerenciamento da capacidade.


Durante a visita, o Tenente-Brigadeiro Ramon Borges Cardoso falou sobre o planejamento estratégico do controle do tráfego aéreo para os próximos anos, suficiente para atender a demanda até 2016.


Após o briefing, os convidados seguiram para o salão operacional, onde o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel-Aviador Ary Rodrigues Bertolino, fez uma apresentação sobre o funcionamento de cada um dos setores que compõem o Centro.


A visita se estendeu à Célula de Coordenação e Decisão (DCC), que mantém reunidos profissionais das companhias aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Infraero, com a função de planejar e aplicar medidas de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo em determinadas porções do espaço aéreo.


Ao final da visita, o Ministro recebeu um briefing meteorológico e operacional pelos militares do CGNA.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.intraer

Fotos: Fábio Maciel - fabiofrm@decea.intraer