Notícia Destaque
CGNA recebe visita de Esquadrões Aéreos da FAB
Uma comitiva de tripulantes do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), do Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) e do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (2º/2º GT) visitou, nesta segunda-feira (14/04), as instalações do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Na visita ao CGNA, a comitiva foi recebida pelo Adjunto da Divisão de Operações do CGNA, Major Aviador Bruno Antunes Ramos, que fez uma apresentação sobre a evolução dos serviços de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) no Brasil e as demandas operacionais que envolvem a Tomada de Decisão Colaborativa (CDM).
Foi destacado também a atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil, como a Copa do Mundo da FIFA 2014, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a Reunião de Cúpula do G20, em 2024, e a COP30, a ser realizada em novembro deste ano.
Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar o Salão Operacional, onde conheceram o monitoramento de aeronaves no espaço aéreo brasileiro e as medidas adotadas pela Organização, visando a segurança, a fluidez e a eficiência da navegação aérea. “É bem interessante ver toda a tecnologia empregada no Centro e como todas as informações são utilizadas para o aprimoramento dos sequenciamentos de tráfegos de aeronaves, nacionais e estrangeiras, no espaço aéreo brasileiro”, relatou o Tenente Aviador Pedro Henrique Gomes de Jesus, do 1º/2º GT.
Para a Capitão Médica Kelly Gomes, do 2º/2º GT, a visita às instalações do CGNA tem grande importância operacional. “Aumenta a consciência situacional dos tripulantes em relação ao monitoramento do espaço aéreo e da navegação aérea. É fundamental conhecer todos os ângulos do sistema aéreo em que estamos inseridos de maneira que possamos todos contribuir para a segurança de nossas operações.”
O Tenente Aviador Alexandre Bitencourt Soares, do 3º ETA, destacou também a relevância da visita para sua formação: "Conhecer de perto a missão, as atividades e as instalações da Unidade proporcionou uma visão mais abrangente das diversas possibilidades de atuação dentro do DECEA, além de fortalecer a motivação dos novos integrantes do Esquadrão Pioneiro em buscar especialização e desenvolvimento profissional em áreas estratégicas para a Força Aérea Brasileira.”
Ao final da visita, o Comandante do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, agradeceu a presença e externou o prazer em receber os tripulantes dos Esquadrões Aéreos da FAB. “É muito importante eles conhecerem as atividades do Órgão que está diretamente relacionado a rotina operacional deles, além de terem a oportunidade de entender um pouco mais sobre o trabalho desenvolvimento pela nossa Unidade”, pontuou.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Perez
Revisão: Tenente Martorano