Notícia Destaque

CGNA recebe alunos do Curso de Gestão de Recursos de Defesa da Escola Superior de Guerra

A comitiva conheceu as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil


publicado: 23/09/2022 12:01

 




 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) recebeu, nesta sexta-feira (23/09), a visita da comitiva do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), da Escola Superior de Guerra (ESG), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). Participaram da visita 28 alunos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Aeronáutica, Órgãos Públicos e Instituições Privadas.

A comitiva, que estava acompanhada pelo diretor do curso da ESG, Coronel R1 Sérgio Luiz Stopatto, foi recepcionada pelo adjunto da Divisão de Operações do CGNA, Major Aviador Bruno Antunes Ramos, representando o comandante do Centro, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.

O curso tem o objetivo de apresentar os conceitos de defesa no estado moderno e dos processos de gestão no âmbito da administração pública e privada. “A visita é fundamental para divulgar o que é feito não só pelo CGNA, mas pelo o que é realizado pelas Forças Armadas, visando conhecer o nosso trabalho e fazer essa integração entre o governo, as empresas e as universidades, além de replicar esse conhecimento para a sociedade”, destacou o Coronel Stopatto.

Em visita ao Salão Operacional, a comitiva conheceu as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil, proporcionando o balanceamento entre a capacidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a demanda dos movimentos aéreos do País. “O CGNA atua em parceria com a comunidade aeronáutica para gerenciar o fluxo de tráfego aéreo e das demais atividades relacionadas com a navegação aérea. A visita é importante para mostrar a todos os segmentos da sociedade o trabalho realizado pela Força Aérea, pelo DECEA e, especificamente, pelo CGNA”, pontuou o Major Bruno.

O Tenente Raphael Luiz Pellanda, adjunto do Salão Operacional, apresentou os serviços prestados pelo CGNA, entre eles, o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos), que permite uma série de facilidades aos seus usuários sobre o preenchimento dos planos de voo e o gerenciamento dos mesmos pelas autoridades responsáveis.

O A-CDM (modelo de tomada de decisão colaborativa), que está diretamente ligado às medidas de fluxo de tráfego aéreo e resulta em melhor previsibilidade e planejamento dos movimentos, tanto no aspecto estratégico quanto no tático, foi um dos assuntos expostos à comitiva.

Foi explanado, ainda, o trabalho de coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. A Organização conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.

Ao final da visita, o aluno Fábio Lucena Baptista, em nome do comandante da Escola Superior de Guerra, General de Divisão Adilson Carlos Katibe, agradeceu a hospitalidade com que a comitiva foi recebida pela Força Aérea Brasileira, e externou a satisfação dos alunos da CGERD em visitar as instalações do CGNA. “Tivemos a oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Força Aérea com relação ao controle do espaço aéreo no Brasil, uma referência pelo alto nível de serviço apresentado”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Fábio Maciel (33110 RJ)


Assunto(s): CGNA Visita da ESG