Notícia Destaque
CGNA recebe alunos de Ciências Aeronáuticas da UNESA
Durante sua apresentação, Tenente Pellanda, da Divisão Operacional do CGNA, abordou história, missão, visão e valores do CGNA, e explicou os fundamentos, sistemas e ciclos do AFTM. Os alunos também tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre o controle aéreo brasileiro e compreender como o CGNA atua nas operações que garantem a fluidez e segurança dos voos no País.
No salão operacional do CGNA, o grupo conheceu as áreas de trabalho e o ssistemas de monitoramento de tráfego em tempo real. O Tenente Pellanda detalhou as funções de cada posição de controle, o tipo de operação realizada e o conteúdo dos telões de monitoramento, que exibem informações atualizadas das condições dos aeroportos e dos fluxos de tráfego aéreo.
Para Edgar Koester, coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas da Estácio de Sá, a experiência foi valiosa: "Nosso curso está sediado no Rio de Janeiro, ou seja, estamos próximos do DECEA e estamos buscando estreitar os laços de modo que nossos alunos possam conhecer melhor o trabalho do órgão e suas unidades. Esta visita é um privilégio para nós. É muito importante para os alunos conhecerem essa integração dos sistemas de controle aéreo e defesa aérea, muito importante para a preparação deles."
André Santos Moreira, aluno da Estácio, destacou a relevância da visita para sua formação: "É um tema que a gente precisa aprofundar. Qualquer um de nós, independentemente da área na aviação, vai precisar entender o trabalho realizado aqui. Precisamos ter uma boa noção do funcionamento do controle aéreo. Este painel com todas as informações em tempo real das condições dos aeroportos, em particular, me surpreendeu."
O CGNA é responsável por coordenar o gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil, garantindo a eficiência e segurança do uso do espaço aéreo. A unidade atua em parceria com outros órgãos civis e militares da atividade, monitorando, em tempo real, as demandas de tráfego e as capacidades de atendimento a estes fluxos aéreos. Suas operações são essenciais para evitar congestionamentos e garantir que os voos operem dentro dos padrões de segurança, otimizando o fluxo aéreo em todas as regiões do país.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Daniel Marinho Fotos: Luiz Perez