Notícias

CGNA realiza curso de Cálculo de Capacidade ATC e Aeroportuária

publicado: 28/03/2011 14:04

 




O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realizou, de 21 a 25 de março, o Curso de Cálculo de Capacidade ATC e Aeroportuária (CGN002), com o objetivo de repassar conhecimento sobre a metodologia aplicada em todos os aeroportos do País e no espaço aéreo brasileiro.



Na abertura, o Coronel-Aviador Fábio de Almeida Esteves, Chefe do CGNA, destacou a tradição dos cursos ministrados pelo Centro e falou sobre a metodologia desenvolvida no Brasil reconhecida pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).


“A questão da capacidade tem duas formas de ser encarada. Primeiro, pela questão da correção. O Brasil é o local certo para o desenvolvimento desta metodologia porque temos problemas graves de infra-estrutura aeroportuária, se o cálculo não for correto não teremos os números adequados”, explicou o Chefe do CGNA.


A segunda questão apontada pelo Coronel Esteves foi o padrão.“Não adianta termos uma metodologia bem desenvolvida se não houver uniformidade. Realmente é importante que estejamos medindo com a mesma régua”, finalizou.


 


 



 

Representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Nicarágua, Guatemala e Cabo Verde, na África, aprenderam mais sobre a capacidade de pista e de navegação aérea.

 


 

A capacidade de pista refere-se ao número de movimentos feitos por hora e quantas operações de pouso e decolagem são feitas em determinado aeroporto, considerando a estrutura de pista e pista de táxi, para que seja feito um planejamento, que determine a operação de fluxo a 80% da sua capacidade.


 

Esse cálculo é feito para evitar atrasos, congestionamentos e evitar problemas de circulação no aeroporto. O mesmo vale para capacidade setor ATC, capacidade simultânea de controle de aeronaves para o controlador de tráfego aéreo.

 


 


No último dia, os alunos receberam o certificado de conclusão de curso e o representante da turma, Aniceto Barbosa, agradeceu a hospitalidade e disse que o aprendizado vai se traduzir no dia a dia, já que todos os participantes transportarão conhecimentos para a segurança do tráfego aéreo em seus países.

 

Na cerimônia do encerramento, o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel-Aviador Ary Rodrigues Bertolino, falou sobre oportunidade de troca de informações durante o curso. “A metodologia pode e deve ser adaptada a realidade de cada país. Nosso objetivo é auxiliar o uso da metodologia para chegar a capacidade da pista usando cálculo matemático para que este número forneça parâmetros de planejamento entre demanda e capacidade”, concluiu.

 


 

 


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA


Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.intraer


Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) - perezlepb@decea.intraer