Notícias

CGNA promove Seminário Gerenciamento de Dados Aeronáuticos em comemoração ao Dia Internacional AIS

publicado: 16/05/2012 12:41

 




Em comemoração ao Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) promoveu no dia 15 de maio o Seminário Gerenciamento de Dados Aeronáuticos, com enfoque nas últimas atualizações no campo de Informações Aeronáuticas (AIS).


 [slideshow id=134]


A abertura do Seminário teve a presença do Major Aviador Antonio Márcio Ferreira Crespo, representando o Chefe do CGNA. "A informação aeronáutica é imprescindível para a evolução do Sistema de Gerenciamento de Fluxo do Tráfego Aéreo. Queremos que os nossos clientes cheguem ao seu destino segundo as suas necessidades e para isso precisamos incentivar atividades dessa natureza para os nossos profissionais", justificou o militar


O evento reuniu cerca de 70 profissionais AIS no auditório do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), representantes dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV), do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), do ICA, da Comissão de Implantação do sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAER), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), do próprio CGNA, do Exército e da Marinha, da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e de companhias aéreas.


O Serviço de Informação Aeronáutica está passando por uma importantíssima transição, em que o Especialista AIS não é apenas o receptor e o transmissor, mas principalmente o gerenciador da informação. O profissional está ultrapassando os limites da Sala AIS, gerenciando a Informação Aeronáutica em prol de todo o Sistema ATFM (Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo). Essa transição do AIS para o AIM (gerenciamento da informção aeronáutica)  foi um dos temas do Seminário, apresentado por Lucidalva dos Santos Pedro, representante da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).


Lucidalva apresentou o planejamento da implantação do AIM-BR no DECEA e ressaltou a qualificação dos recursos humanos face à nova realidade. Foi enfatizada também a adequação da estrutura organizacional para melhor apoiar a gestão da informação, sem deixar de tratar dos aspectos financeiros.


Atualmente, o articulado gerenciamento dos dados aeronáuticos tem contribuído incisivamente com os projetos de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo. Essa configuração é um meritório pilar, por exemplo, para os grandes eventos que o Brasil promoverá nas próximas temporadas, tais como o RIO+20, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.


Outro assunto abordado no Seminário foi a Sala AIS Virtual. O tema foi apresentado por dois representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA): Capitão LucianoAlberto de Abreu (Seção de Planejamento Tático) e  Suboficial Claudius Sany Soares Cardoso (Seção de Planejamento Estratégico).


A apresentação do SIGMA (Sistema de Gestão de Fluxo de Tráfego Aéreo) - que proporciona um alto nível de qualidade de serviços para os Provedores de Serviços de Tráfego Aéreo - foi abordado pelo Segundo Sargento Jader Pinheiro de Oliveira (CGNA). O SIGMA tem o objetivo de fazer a gestão de informações de tráfego aéreo, de planos de voo, do melhor uso da capacidade instalada de aerovias e aeroportos e melhor distribuição do tráfego aéreo. Proporciona um alto nível de qualidade de serviços para as companhias aéreas, possibilitando o planejamento para a redução de atrasos, minimização de penalidades, disponibilização de planos de voo e melhor atendimento aos usuários.


A última apresentação foi da empresa Jeppsen, representada por Blanca Lara, que falou sobre as transferências das cartas em papel para o modelo digital, ressaltando as mudanças tecnológicas de apresentação desse produto.


Após o Seminário, os participantes seguiram para o prédio do CGNA, onde conheceram as instalações da Unidade e também o protótipo do TOTEM, terminal remoto para apresentação dos planos de voo e mensagens correlatas, que está em fase de testes.


 


Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br

Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br