Notícias

CGNA é homenageado pela atuação no transporte de órgãos pela FAB

Solenidade faz parte das comemorações ao Bicentenário da Independência do Brasil


publicado: 14/09/2022 08:49

 




 

O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) foi agraciado, nesta terça-feira (13/09), com a Comenda do Colar do Mérito Pedro, em cerimônia promovida pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, com o apoio do Comando Militar do Leste.

A cerimônia de outorga, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, ocorreu no Primeiro Batalhão de Engenharia de Combate Villagran Cabrita, que no passado era a Real Fazenda de Santa Cruz, local onde D. Pedro I foi criado.

A solenidade foi presidida pelo Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Jorge Armando Nery Soares, sendo acompanhado por Oficiais-Generais das Forças Armadas.

Participaram do evento representantes da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Aeronáutica, de Órgãos de Segurança Pública, de Instituições de Ensino, além de autoridades militares e civis.

A comenda foi entregue ao Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira, representando o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados na coordenação do transporte de órgãos pela Força Aérea Brasileira (FAB).

O CGNA, organização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sediada no Rio de Janeiro (RJ), é o responsável pela coordenação da distribuição, por meio de transporte aéreo, dos órgãos para transplante no Brasil. A unidade conta com uma posição da Central Nacional de Transplantes (CNT) em seu Salão Operacional, 24 horas por dia, para gerenciar a logística de distribuição.

O Major-Brigadeiro Sergio destacou a representatividade da condecoração. “Em nome do Departamento de Controle do Espaço Aéreo é uma honra o CGNA ser homenageado, no evento alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil, pelo trabalho que a Força Aérea presta à sociedade e ao País”, ressaltou.

Para o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos, trata-se de “uma homenagem muito significativa para a Organização, em um momento importante para o Brasil, de comemorações do Bicentenário de Independência, especialmente por contribuir para com a sociedade através do cumprimento de sua missão”, afirmou.

Na ocasião, foram também agraciados a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, Órgãos de Segurança Pública, Instituições e Personalidades Militares e Civis.

Condecoração

A comenda da “Congregação do Colar do Mérito Pedro, o Libertador” outorgada pelo Conselho de Minerva, foi criada em reconhecimento ao testemunho de uma existência dedicada ao seu País, ao bem-estar dos seus concidadãos e da fraternidade entre os povos.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 RJ) Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)