Notícias

CGNA divulga o Anuário Estatístico 2020

publicado: 02/02/2021 16:41

 




Nesta segunda-feira, dia 01 de fevereiro, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) divulgou para consultas o Anuário Estatístico de 2020 em seu Portal Operacional.

Contendo preciosos dados estatísticos acerca do atual cenário da aviação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), o Anuário permite que sejam consultados “padrões de comportamento, como tendência e sazonalidade, existentes nos aeroportos e no espaço aéreo brasileiro”.

Dentre os principais objetivos da publicação, ressaltam-se:

- Refletir o comportamento atual da aviação brasileira por meio de indicadores quantitativos e, com isso, analisar o nível de atividade do modal aéreo nos principais aeródromos brasileiros, assim como nas Áreas Terminais (TMA), Zonas de Controle (CTR) e Regiões de Informação de Voo (FIR), que compõem o SISCEAB;

- Fornecer instrumentos necessários para a identificação de necessidades da infraestrutura aeroportuária; e

- Apresentar dados relativos à evolução do tráfego de aeronaves, possibilitando a identificação de padrões de comportamento e, consequentemente, apoiando o planejamento dos diversos elos da Com unidade ATM.

O Anuário é composto por três seções – Aeródromo (Torre de Controle – TWR); Área de Controle Terminal/Zona de Controle (Controle de Aproximação - APP); e Região de Informação de Voo (Centro de Controle de Área – ACC).

A apresentação do documento adverte que “a indústria do transporte aéreo foi severamente impactada pela pandemia da COVID 19, assim declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a partir de 11 de março de 2020 conforme poderá ser observado neste documento pela drástica redução das operações aéreas em todo o País”.

Acesse o Anuário Estatístico 2020 clicando aqui.

 

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM DECEA Fonte: CGNA Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP)