Notícia Destaque
CGNA disponibiliza novas funcionalidades do SIGMA na alocação de slots para aviação geral
Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) contará, a partir do dia 05 de janeiro de 2025, com a adoção de captcha de imagens e token na alocação de slot (autorizações para pouso e decolagem) para aviação geral. As medidas são dirigidas ao usuário final (piloto e despachante operacional de voo (DOV).
A atualização consiste no tipo de escolha de imagem, geração e uso de código numérico do tipo token, visando aumentar a segurança no processo de alocação de slots.
A nova funcionalidade será aplicada ao modelo de apresentação de Plano de Voo pela Internet (PLNI), aplicativo FPL-BR e gestão de slot do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).
No PLNI, o usuário, durante o preenchimento do plano de voo, ao acionar a função reservar slot, deverá acertar o captcha antes de escolher um horário disponível para alocação de slot e, para confirmar, deverá informar o código token obtido no aplicativo FPL-BR.
Ao acessar o aplicativo FPL-BR na função de gestão de slot, o usuário deverá escolher o slot desejado e depois confirmar o captcha para alocação. Após a escolha do horário e preenchimento das informações do slot, ao confirmar, não precisará informar um código token, visto que o próprio FPL-BR administrará as ações automaticamente. Na confirmação, a alocação do slot será efetivada normalmente. Todos os usuários deverão atualizar a versão do aplicativo a partir do dia 05/01/25.
Na gestão slot (Módulo Slot do SIGMA), o usuário, ao escolher um horário livre, deverá acertar o captcha antes de preencher as informações do slot. Em seguida, para confirmar, deverá também informar o código token obtido no aplicativo FPL-BR.
O novo módulo de slot no SIGMA garantirá maior segurança durante o processo de alocação com a utilização de um captcha mais amigável e ao mesmo tempo mais seguro. O uso do captcha não é uma novidade na alocação do slot, mas sim uma modernização da ferramenta já utilizada. Já o token é uma inovação aplicada ao SIGMA e que evitará o uso indevido de terceiros não cadastrados devidamente no Sistema, além de não serem mais permitidas as alocações simultâneas com o login do mesmo usuário.
Segundo o comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues, essa atualização atende a uma demanda dos próprios usuários da aviação geral, bem como acompanha a tendência dos sistemas e aplicativos que necessitam de maior proteção de acesso e operação. “Todas essas funcionalidades vêm ao encontro da necessidade de termos um sistema de alocação ainda mais robusto e confiável, visando evitar a utilização indevida do mesmo e, principalmente, garantindo que o usuário tenha mais segurança e transparência durante todo o processo”, pontuou o Oficial.
Acesse o link do Portal do CGNA para ter instruções sobre o slot.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel
Revisão: Tenente Raphaela Martorano