Notícia Destaque

CERNAI e ASEGCEA participam de Workshop da ICAO sobre avanços na Implementação do SMS

O DECEA tem apresentado um excelente avanço na implementação do SMS nos seus provedores de serviços de navegação aérea, atingindo mais de 90% de aceitação do Sistema, o que torna o Brasil um exemplo a ser seguido pelos demais países da América Latina.


publicado: 23/11/2020 16:58

 




De 16 a 18 de novembro de 2020, a Comissão de Estudos Relacionados a Navegação Aérea Internacional (CERNAI) e a Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) participaram do 3º Workshop virtual de Implementação do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SMS) nos Serviços de Tráfego Aéreo, promovido pelo Sistema Regional de Cooperação para a Vigilância da Segurança Operacional (SRVSOP).

O SRVSOP é uma organização regional, criada em 1988, por meio de um memorando de entendimento entre a International Civil Aviation Organization (ICAO) e a Comissão Latino-americana de Aviação Civil (CLAC), para otimizar os níveis de Segurança Operacional da Aviação Civil na Região, assessorando e auxiliando na superação dos problemas dos Estados com dificuldade no cumprimento de suas responsabilidades de fiscalização da Segurança Operacional, bem como contribuir, em estreita coordenação com a ICAO para a harmonização e atualização dos regulamentos e procedimentos de segurança da aviação civil entre os Estados participantes.

Como parte do workshop, foram promovidas oficinas em que os membros poderiam trabalhar em grupos, identificando claramente os principais desafios que os Estados e prestadores de serviços enfrentam e desenvolvendo ações específicas para solucionar os desafios identificados na implementação do SMS nos prestadores de serviços de tráfego aéreo da região da América do Sul.

O método utilizado foi a análise da causa raiz (RCA), processo de descobrir a origem dos problemas para identificar as soluções adequadas. A RCA parte do princípio de que é muito mais útil prevenir sistemicamente e resolver os problemas subjacentes do que simplesmente tratar sintomas pontuais. Foram pontuadas cinco causas raiz mais recorrentes e os Estados, por meio de troca de experiências, propuseram as possíveis soluções para promover o avanço na implementação do SMS na América Latina.

O DECEA tem apresentado um excelente avanço na implementação do SMS nos seus provedores de serviços de navegação aérea, atingindo mais de 90% de aceitação do Sistema, o que torna o Brasil um exemplo a ser seguido pelos demais países da América Latina.

Dessa forma, o representante do DECEA, o Coronel da Reserva Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna, coordenador USOAP/SSP da CERNAI, participou ativamente das oficinas, contribuindo com a proposta de ações para avanço na implementação do SMS; apresentou o processo de aceitação do SMS estabelecido no Brasil, demonstrando o progresso atingido e como forma de compartilhamento de boas práticas, expôs os desafios e a experiência adquiridos com essa implementação.

 

Fonte e fotos: CERNAI

Editado por Daisy Meireles