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Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea e órgãos operacionais discutem o Banco de Rotas e Balanceamento
No período de 23 a 27 de abril, o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), sediado em São José dos Campos/SP, sediou um encontro coordenado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o CDM Rotas 1/2018.
As atividades da reunião foram planejadas pela Seção de Planejamento do Espaço Aéreo (SPEA) da Subdivisão de Gerenciamento do Espaço Aéreo (OGEA) com o objetivo de ajustar o banco de rotas preferenciais e alternativas pós-efetivação do PBN-Sul, projeto que implementou nova setorização no espaço aéreo da região Sul do País, entre outras modificações.
A reunião contou com a participação de representantes do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), dos Centros de Controle de Área (ACCs) dos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs); da OGEA; dos Controles de Aproximação - APPs - de São Paulo e Rio de Janeiro e DO-ATM do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pirassununga (DTCEA-YS).
O encontro, realizado num contexto de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), gerou bons resultados para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Segundo o 1º Tenente Robson Matos Mendes, especialistas em controle de tráfego aéreo, das 257 rotas anteriormente existentes, 52 delas foram canceladas, sendo três modificadas, de acordo com os ajustes necessários, 205 mantidas e 20 criadas, totalizando 225 rotas.
“O objetivo do CDM Rotas é otimizar a utilização da estrutura de rotas disponível no País, discutindo oportunidades de melhoria do gerenciamento de tráfego aéreo nos níveis tático e operacional, bem como contribuindo com propostas de modificação da estrutura do espaço aéreo no nível estratégico”, afirmou o Capitão Marcos Roberto Peçanha dos Santos, chefe da SPEA e Adjunto da OGEA.
Texto: CP CTA Peçanha
Foto: 1S André Rocha
Revisão: Cristina Gonçalves
Editado por Daisy Meireles