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Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea coordena reunião para revisar o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas

publicado: 17/10/2018 16:07

 




Com o objetivo de revisar o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas de acordo com as necessidades operacionais dos órgãos de controle de tráfego aéreo (ATC) e das empresas aéreas nacionais e internacionais, o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) coordenou, no período de 10 a 21 de setembro de 2018, a 11ª Reunião do Grupo Ad hoc do Grupo de Estudos sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA) - Tomada de Decisão Colaborativa – Rotas (GEPEA/SG1/CDM-Rotas/11).

A exemplo do quem tem acontecido com outros Grupos de Trabalho que tratam de temas relacionados com a organização e o gerenciamento do espaço aéreo, por decisão do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), "o fórum CDM-Rotas, a partir de 2018, foi absorvido como um Grupo Ad hoc do Subgrupo 1 – Espaço Aéreo do GEPEA, permanecendo sob a responsabilidade do CGNA", afirma o Capitão Marcos Roberto Peçanha dos Santos, chefe da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM).

Foram analisadas as Rotas Preferenciais internacionais e domésticas, com foco especial naquelas procedentes ou destinadas aos aeroportos de Guarulhos, Galeão, América do Norte e América Central. Assim sendo, foram canceladas algumas rotas a partir da Regiões de Informação de Voo (FIR) de Brasília e Curitiba. "Essa ação proporcionou mais flexibilidade às empresas aéreas no planejamento das rotas, principalmente na FIR Amazônica, visando atender às suas necessidades operacionais, devendo sempre utilizar as aerovias publicadas na AIP-Brasil", afirma o 1º Tenente Robson de Matos Mendes, chefe da Seção de Planejamento do Espaço Aéreo (OAPE) e Relator do Grupo Ad hoc Tomada de Decisão Colaborativa – Rotas.

Considerando as necessidades de análise das propostas das empresas aéreas e de apresentação de soluções alternativas por parte dos órgãos ATC, o evento foi realizado em duas etapas. A primeira foi a CDM-Rotas/11A – ocorrida no período de 10 a 14 de setembro de 2018, nas dependências do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos/SP. Participaram os Órgãos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), tendo como objetivo a análise prévia das propostas das empresas aéreas nacionais e internacionais e preparação para a CDM-Rotas/11B. A segunda foi a CDM-Rotas/11B – ocorrida no período de 17 a 21 de setembro de 2018, nas dependências da sede da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), em São Paulo/SP. Houve participação dos Órgãos do SISCEAB, empresas aéreas, IATA e ABEAR, tendo como objetivo de discutir as propostas das companhias aéreas e atualizar o Banco de Rotas Preferenciais e Alternativas.

Dentre os principiais resultados alcançados podemos citar a otimização dos fluxos procedentes da América do Norte, por meio do cancelamento das Rotas Preferenciais destinadas ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro; a otimização dos fluxos entre as Américas do Norte, Central e do Sul e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por meio do cancelamento dos trechos de Rotas Preferenciais na FIR Amazônica; otimização dos fluxos entre SBBR (Brasília)/SBSG (Natal); SBBE (Belém)/SBCY (Cuiabá); SBRF (Recife)/SBCY(Cuiabá) - por meio da criação de novas aerovias de sentido duplo.

 

O balanço dos resultados alcançados no evento está representado nos quadros abaixo:

Fonte e fotos: CGNA

Editado por Daisy Meireles