Notícias

Cátedra de Meteorologia Aeronáutica encerra primeiro ciclo com 60 trabalhos acadêmicos

Projeto é fruto de parceria entre DECEA, UNIFA e UFRJ e tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas que atendam às demandas da área meteorológica para a aviação


publicado: 06/07/2023 13:19

 




Um evento realizado  na tarde desta quarta-feira (06/07), no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro, marcou o encerramento do primeiro ciclo da Cátedra de Meteorologia Aeronáutica. O projeto é fruto de parceria entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Universidade da Força Aérea (UNIFA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas que atendam às demandas da área meteorológica no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

 

O encontro contou com palestras e com o lançamento do e-book “Previsão de Nowcasting usando aprendizagem de máquina e modelos determinísticos: uma iniciativa brasileira para melhorar a meteorologia aeronáutica”, que reúne artigos acadêmicos de profissionais envolvidos com a Cátedra. As apresentações foram transmitidas ao vivo no canal do DECEA no YouTube e estão disponíveis neste link.

 

“Além da materialização desse e-book, que será uma fonte de informação para a pesquisa, os trabalhos também tiveram resultados práticos, gerando provas de conceito, que estão sendo analisadas pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) para possíveis operacionalizações”, afirmou o Coronel Paulo Roberto Bastos De Carvalho, representante da Meteorologia Aeronáutica do Subdepartamento de Operações do DECEA.

 

Ao todo, o primeiro ciclo da Cátedra produziu, além do livro, 35 artigos publicados em revistas científicas, sete provas de conceito; 17 dissertações, teses e trabalhos de curso. Iniciado em 2017, o projeto promoveu vários encontros periódicos entre doutores de renome, como os professores Gutemberg França, Francisco Albuquerque Neto e Haroldo Campos Velho, autores do e-book, com acadêmicos da graduação ao pós-doutorado. Nas reuniões, era apresentado o progresso das pesquisas, além de orientações e ideias dos professores.

 

“Essa é a contemplação de uma integração muito proveitosa, entre o setor operacional e a academia, que tem como missão a pesquisa, o ensino e a extensão. A Cátedra proporcionou um conjunto de iniciativas inovadoras”, afirmou o professor Gutemberg França.

 

Também participaram do evento o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, entre outras autoridades militares e representantes da UNIFA e da UFRJ.

 

“Para a aviação e para as atividades-fim da Força Aérea, a meteorologia e o trabalho dos profissionais aqui presentes são essenciais para a garantia dos padrões de segurança, de economia e de eficiência dos voos que cruzam o espaço aéreo brasileiro”, afirmou o Brigadeiro Santoro, Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA.

Assessoria de Comunicação do DECEA

Texto: Tenente Fernanda Pereira

Fotos: Fabio Maciel

Revisão: Major Aviador Lopes