Notícias
Brasil sedia a VI Reunião do Grupo de Estudos sobre Sistemas de Vigilância a Bordo
Em cumprimento ao Programa de Trabalho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para 2012, o Brasil está sediando a “VI Reunião do Grupo de estudos sobre Sistemas de Vigilância a Bordo”, sob a coordenação da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI).
[slideshow id=123]
O evento está sendo realizado no plenário da CERNAI, no período de 6 a 10 de fevereiro, com a participação de 15 representantes de diferentes Estados Membros da OACI que compõe o "Airborne Surveillance Task Force" (ASTAF).
Como tarefa principal, o ASTAF tem a responsabilidade de desenvolver o Manual de Vigilância Aérea para a utilização do "Automatic Dependent Surveillance Broadcast" (ADS-B). Esta atribuição foi delegada ao ASTAF pelo "Aeronautical Surveillance Panel" (ASP).
Neste sentido, o Grupo assumiu a importante tarefa de apoiar a implementação segura e eficiente de recursos operacionais que possibilitem a mudança de nível de voo em áreas sem cobertura radar ("in Trail Procedure"), bem como o aumento da consciência situacional de tráfego aéreo nas diversas fases de voo (cruzeiro, descida contínua, separação visual, na aproximação e superfície).
O foco final é integrar e harmonizar no âmbito mundial as concepções desenvolvidas sobre este assunto.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: CERNAI
Fotos: Fábio Maciel - RJ 33110 RF - fabiofrm@decea.gov.br
Edição: Daisy Meireles - RJ 21523 JP - daisydsm@decea.gov.br