Notícia Destaque

Brasil fortalece cooperação internacional durante a RAAC 18

Comitiva do DECEA participa de reuniões bilaterais estratégicas


publicado: 06/03/2025 10:35

 




A 18ª Reunião das Autoridades de Aviação Civil da Região Sul-Americana (RAAC 18), realizada em São Paulo, no período de 24 a 26 de fevereiro de 2024, também foi palco para a participação do Brasil em diversas reuniões bilaterais estratégicas com autoridades de aviação civil e representantes da indústria para fortalecer a cooperação regional e discutir temas prioritários para o setor da aviação internacional.

A comitiva do DECEA reuniu-se com a delegação da Administração Federal de Aviação (FAA), chefiada pelo  Diretor do Escritório do Hemisfério Ocidental da FAA, Melvin Cintron, para dar continuidade às iniciativas de colaboração técnica já em curso entre as duas organizações. O foco é o intercâmbio de boas práticas regulatórias e de conhecimento envolvendo projetos de implementação de novas tecnologias.

Por parte dos Estados da região, o Diretor-Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) do Chile, Carlos Madina Díaz; e a Administradora Nacional da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) da Argentina, María Julia Cordero; trataram, junto aos representantes do DECEA, sobre os desafios comuns no âmbito da prestação dos serviços de navegação aérea e da possibilidade de viabilizar ações de cooperação regional, por meio do apoio do Departamento, em algumas áreas consideradas estratégicas.

Já a Organização de Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO), que congrega diversas organizações da indústria prestadora de serviço de controle de tráfego aéreo no mundo, apresentou os trabalhos em desenvolvimento na Organização ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Destaque para a inovação e modernização dos serviços de navegação aérea realizados com a colaboração dos membros que compõem a CANSO, sendo ressaltada a importância da contribuição do DECEA, em especial na região da América Latina e Caribe.

Por fim, a delegação brasileira também se reuniu com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que contou com a participação do Secretário-Geral da OACI, Juan Carlos Salazar; e do Diretor do Escritório Regional Sul-Americano da OACI, Fábio Rabbani, e, por parte do Brasil, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, além de representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: 1S BCT Juliana Torres
Revisão: Cel Esp CTA R1 Avila e Capitão Aviador Rodrigues
Edição: Tenente Raphaela Martorano
Fotos: CERNAI


Assunto(s): DECEA SISCEAB CERNAI