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Brasil e Paraguai realizam seminário sobre gerenciamento de tráfego aéreo

O DECEA e o ICA estiveram representados no evento em duas apresentações


publicado: 27/09/2021 22:40

 




A Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) e a Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) realizaram, no dia 22 de setembro, o 1° Seminario Binacional de Gerenciamiento de Tránsito Aéreo, em Assunção, capital do Paraguai.

 

A DINAC, agência de aviação civil paraguaia, é a organização que regula, monitora e garante que as atividades da aviação civil, meteorológicas e hidrológicas sejam desenvolvidas de forma ordenada nos mais elevados padrões de eficiência.

A MTAB, localizado em Assunção, tem a finalidade de executar as ações estabelecidas no Acordo nº 55, de março de 1982, firmado entre a República Federativa do Brasil e a República do Paraguai, e atua no assessoramento e desenvolvimento das atividades do campo aeronáutico.

O 1° Seminário Binacional aconteceu na sede do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC), órgão de capacitação da DINAC, e reuniu autoridades paraguaias e brasileiras com o objetivo de promover interações entre profissionais de gerenciamento e controle de tráfego aéreo do Brasil e do Paraguai em questões relacionadas ao tema.

Estiveram presentes o presidente da  DINAC, Félix Masao Kanazawa Makino; o embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico; o embaixador da República da Coréia do Sul no Paraguai, Shik Woo; o secretário de Comunicação da Embaixada do Brasil no Paraguai, Carlos Augusto Carvalho Dias; o chefe do Estado-Maior da Força Aérea paraguaia, General de Divisão Aeronáutica Arturo Javier González; o prefeito-geral da Aeronáutica, Coronel DCEM Esteban Gayoso Palacio; o adido de Defesa e do Exército do Brasil, Coronel Nilberti Viana Gramosa; o adido Naval do Brasil, Capitão de Mar e Guerra Luiz Guilherme Dias Guadagnino; o adido Aeronáutico do Brasil, Coronel Frederico Casarino; o chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira, Coronel Helmer Barbosa Gilberto; a subdiretora do Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) e coordenadora-geral do evento, Zulma Román; a coordenadora de Educação do SENAI, Karina Ferreira Takemura; o coordenador do Curso Técnico em Manutenção de Aeronaves do SENAI, Thiago Carvalho; além de diretores, subdiretores, gerentes,  chefes, controladores de tráfego aéreo e demais profissionais.

O seminário, transmitido ao vivo pela DINAC em seu canal no YouTube,  iniciou com as palavras de Félix Masao Kanazawa Makino. O presidente da DINAC fez menção à MTAB, que por 39 anos tem contribuído com o crescimento do tráfego aéreo no Paraguai: “Somos muito gratos ao governo brasileiro e à MTAB. Grandes avanços foram alcançados no gerenciamento e na capacitação tecnológica em estreita cooperação com a Força Aérea Paraguaia”.

A seguir, a subdiretora do INAC, Zulma Román, fez agradecimentos ao Instituto, ao governo da Coreia do Sul e à MTAB pela mediação no acordo triangular entre a Agência de Cooperação Internacional da Coreia (KOIKA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial  (SENAI) e a DINAC, destacando que a realização do 1° Seminário Binacional foi vital para a sua instituição.

O tema foi abordado pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Soares Damico, que disse que o objetivo do acordo entre as três instituições era o de criar bases para o Paraguai se tornar um importante HUB aéreo internacional. “Este seminário é a demonstração adicional de compromisso do Brasil com o desenvolvimento do Paraguai com ênfase na capacitação dos recursos humanos.”

O governo da Coreia do Sul, por meio da KOICA, apoia a realização de projetos que tragam desenvolvimento para o país, crescimento econômico e da indústria da aviação, segundo pontuou o embaixador da República da Coreia no Paraguai, Shik Woo: ”É uma honra participar deste seminário que marca o fortalecimento das capacidades profissionais da aviação civil”.

A cooperação triangular entre a DINAC, SENAI e KOIKA foi celebrada com a entrega de certificados de designação em manutenção de aeronaves para seis cidadãos paraguaios: Lucas Gadea, Joel Ferreira, Alberto Tokunaga, Walter Maciel, Fernando López e Maria Rivasa. Todos fizeram o curso  técnico no SENAI, em Santa Catarina, certificado como empresa estratégica de defesa no ministério da Defesa brasileiro.

 

Assuntos em pauta

Durante a programação foram abordados assuntos sobre aviação. O Departamento do Espaço Aéreo (DECEA) e o Instituto de Cartografia do Espaço Aéreo (ICA) estiveram representados no 1° Seminário Binacional de Gerenciamento de Tráfego Aéreo em duas palestras.

A primeira foi a apresentação do chefe da Divisão de Operações do ICA, Tenente-Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Clóvis Fernandes Júnior, sobre “Planejamento do Espaço Aéreo” e os principais fatores a considerar no desenvolvimento desta atividade.

Conceito de espaço aéreo, normas, processos, projetos, técnicas  de organização do espaço aéreo foram alguns dos tópicos abordados, bem como a estrutura do Instituto de Cartografia Aeronáutica, com o Centro de Planejamento do Espaço Aéreo. Naquele setor atuam cerca de 20 especialistas que fazem a análise do espaço aéreo e desenham procedimentos e conceitos de navegação aérea como, por exemplo, a Navegação Baseada em Performance (PBN), com as rotas RNAV (Area Navigation) e RNP (Required Navigation Performance).

Para o Tenente-Coronel Fernandes Júnior foi uma grande satisfação participar de um seminário com audiência tão mista, com autoridades de diferentes áreas, como embaixadores, pilotos e controladores. “Apresentar este tema e conseguir atingir a todos foi desafiador, mas tenho certeza que o objetivo foi alcançado. As informações compartilhadas vão ajudar o Paraguai a organizar melhor sua própria estrutura para o desenvolvimento e implementação de Conceitos de Espaço Aéreo”.

O representante do DECEA foi o chefe da Seção de Planejamento de Sistema de Aeronave não Tripulada do Subdepartamento de Operações do DECEA, Major Aviador Bruno Roberto de França, com a palestra “Ecossistema de drones: integração do sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) e cenários futuros”.

Inicialmente, o Major França explicou a diferença entre os tipos de Aeronave Não Tripulada (do inglês, Unmanned Aircraft - UA) e do Sistema de Aeronave Não Tripulada (Unmanned Aircraft System - UAS) e todo o pioneirismo do Brasil com a criação, em 2008, de um grupo de estudos reunindo vários países.

O militar fez a contextualização histórica, a partir deste período até os dias de hoje, destacando a criação do SARPAS no ano de 2016, um Sistema desenvolvido pelo DECEA para solicitação de acesso ao espaço aéreo brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas.

Nos tópicos seguintes, foram apresentados as normas e os projetos em desenvolvimento com ênfase no futuro. “Foi uma grande oportunidade compartilhar conhecimento com um país amigo, conhecer pessoas do ramo, ajudar e trocar experiências com outra nação”, pontuou o Major França.

Sobre “Planejamento Aeroportuário”, a palestra foi ministrada pelo Major Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Edwilson Sena dos Santos, que atualmente compõe o efetivo da MTAB, mas atuou por anos no DECEA e possui vasta experiência no setor de aeródromos.

No DECEA, esta área é gerenciada pela Seção de Coordenação e Controle de Aeródromos do Subdepartamento de Operações, que faz a análise de Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA). Neste estudo, são consideradas as alturas máximas previstas nos Planos de Zona de Proteção dos Aeródromos (PBZPA), de Helipontos (PBZPH) e de Auxílios à Navegação Aérea (PZPANA) e, também, os critérios previstos no Plano Básico do Gerenciamento do Risco de Fauna (PBGRF) e relacionados com implantações de natureza perigosa.

Em sua exposição, o Major Sena falou sobre os principais fatores que devem ser considerados em um planejamento aeroportuário e os impactos resultantes de ampliação, construção e exploração de um aeroporto, segundo o DOC 9184, da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). O oficial da MTAB abordou os seguintes conceitos: teoria do planejamento aeroportuário, plano geral, considerações prévias, parte aeronáutica e pública, e os elementos de apoio do aeroporto em uma planificação aeroportuária e, ainda, a gestão do meio ambiente e uso do solo.

 

Acordo de cooperação

Ao final da participação brasileira, o chefe da MTAB, Coronel Helmer Barbosa Gilberto, afirmou que os palestrantes trouxeram o panorama mundial e os conceitos mais atuais sobre Planejamento do Espaço Aéreo, Aeroportuário e sobre Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas. “Esperamos ter contribuído para o desenvolvimento do cenário sul-americano”, disse.

Em sua avaliação, o I Seminário Binacional entre Brasil e Paraguai foi pensado para que a MTAB atendesse às necessidades técnicas da DINAC que, em um breve futuro, almeja ser referência mundial no gerenciamento do espaço aéreo paraguaio.

Na sequência, nuestros hermanos paraguaios apresentaram alguns projetos realizados no país. A gerente de Normas de Aeródromos da DINAC, Nancy Escobar, ministrou a palestra “Certificação Aeroportuária”, na qual explicou os requisitos e benefícios da obtenção de uma certificação e os impactos resultantes na segurança operacional, de acordo com as normas da organização.

Outro tema abordado foi a transformação do terminal do Aeroporto Internacional Guarani, o segundo mais importante do Paraguai, localizado no distrito de Minga Guazú, em Aeroporto Verde. Esta denominação está caracterizada pelo uso responsável de recursos naturais, a redução de energia e água, a diminuição da emissão de gases, bem como a utilização de energias renováveis e o gerenciamento do descarte de resíduos.

Por fim, o presidente da DINAC, engenheiro e professor Félix Masao Kanazawa Makino, agradeceu aos palestrantes pelas excelentes apresentações, em particular, aos oficiais da Força Aérea Brasileira por dividir experiências e conhecimento: “Parabenizo ao MTAB pelo trabalho realizado, ao Coronel Helmer pelo apoio na capacitação dos funcionários da DINAC  e pela brilhante exposição do Major Sena partilhada neste evento, que foi inédito no país”.

Kanazawa anunciou a intenção do Paraguai quanto à expansão do Aeropuerto Internacional Silvio Pettirossi, localizado na cidade de Luque, a cerca de 18 minutos da capital Assunção: “Queremos ter as melhores ferramentas e a melhor capacitação. Em pouco tempo teremos boas mudanças com a ajuda de nossos irmãos brasileiros”.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR)

Fotos: DINAC - Héctor Ricardo Acosta Pavón