Notícias

Boletim Movimentos Aéreos da Jornada Mundial da Juventude - Nº 9

publicado: 25/07/2013 10:23

 







Os movimentos aéreos para os aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Guarulhos, em São Paulo, continuaram crescentes nesta terça-feira (23). Já no aeroporto Santos Dumont, também no Rio de Janeiro, houve um decréscimo nos movimentos aéreos devido às restrições no espaço aéreo ativadas para proteger a área no entorno de onde o Papa se encontrava.

Imagem JMJ

AEROPORTO DO GALEÃO

Foram 429 movimentos, entre pousos e decolagens. Destes, 333 foram da aviação regular 64 fretados e 32 da aviação geral. Em termos percentuais, a aviação regular representou 77,6%, os voos charter ficaram com 14,9% e a aviação geral com 7,5%.

Comparando com a média de movimentos das quatro últimas terças-feiras, houve decréscimo de 1,2% da aviação regular e de 3,0% dos voos charter, e crescimento de 88,2% da aviação geral. No total, os movimentos cresceram em 2,1%. Os atrasos ficaram em 14,2%.

Cinco helicópteros pousaram ou decolaram do Aeroporto do Galeão, um aumento de 25,0% em relação ao período anterior.


AEROPORTO SANTOS DUMONT
O Aeroporto Santos Dumont recebeu 284, todos da aviação regular. Nesta data, não houve voos charter e da aviação geral devido à ativação das áreas de restrição do espaço aéreo, determinadas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) para proteger uma área de raio de 7 km do local em que o Papa Francisco se encontrava.

No caso da terça-feira, o Papa passou o dia inteiro na residência do Sumaré e, para a segurança do líder religioso, a área de restrição não permitiu a movimentação de voos da aviação geral e charter para este aeroporto.
No quadro comparativo, houve um crescimento de 1,1% da aviação regular, e uma queda de 14,2% nos movimentos totais. O percentual de atrasos ficou em 12,5%.

Houve o movimento de apenas um helicóptero, o que representou diminuição de 94,4% comparando com as últimas terças-feiras.


 

AEROPORTO DE GUARULHOS
No aeroporto mais movimentado do País, houve 801 voos: 641 da aviação regular (80,0%), 131 fretados (16,4%) e 29 da aviação geral (3,6%).

No comparativo com as últimas semanas, houve queda de 0,3% da aviação regular, aumento de 12,0% dos voos charter e de 20,8% da aviação geral. Houve um aumento total de 2,2%. O percentual de atrasos foi de 12,3%.

O Aeroporto de Guarulhos recebeu a movimentação de seis helicópteros, uma queda de 25,0% em relação ao período anterior.