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Boletim Movimentos Aéreos da Copa das Confederações - Nº3

publicado: 18/06/2013 13:20

 




Cerca de 18 mil pessoas compareceram nesta segunda-feira (17) ao Mineirão, em Belo Horizonte, para acompanhar o jogo entre as seleções do Taiti e da Nigéria, no terceiro dia da Copa das Confederações. Nos dois principais aeroportos mineiros, a movimentação foi considerada tranquila.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins registrou um total de 313 movimentos aéreos. Desses voos, 294 foram da aviação regular, sendo 146 até às 15 horas e 67 após às 20 horas. Os voos charters ou fretados foram 15: sete deles ocorreram antes do horário previsto para o fechamento do espaço aéreo e outros sete após a liberação das áreas restritas. Já a aviação geral, registrou um total de quatro voos, sendo que dois deles ocorreram antes das 15 horas.

A aviação regular liderou com 93,9% das movimentações no aeroporto de Confins. A aviação charter ficou em 4,8% e a geral com 1,3% dos movimentos. O percentual de atraso ficou em apenas 4,4%.

Comparando com o total do mês anterior, houve um decréscimo na movimentação aérea para o aeroporto de Confins em todas as categorias. A aviação regular voou 2% a menos, enquanto os fretamentos registraram uma queda de 21,1% e a aviação geral diminuiu o valor em 20%.

Já o Aeroporto de Belo Horizonte, conhecido por Aeroporto de Pampulha, teve uma movimentação de 121 pousos ou decolagens. Foram 61 voos da aviação regular, sendo 34 até o horário das 15 horas e 12 após às 20 horas. A aviação geral registrou 60 movimentos: 46 delas ocorreram até uma hora antes do início dos jogos e 12 depois das duas horas seguintes à realização das partidas. Não houve voos charters para este aeroporto.

A aviação regular representou um total de 50,4% das movimentações aéreas e a aviação geral, 49,6%. O percentual de atraso em Pampulha foi um pouco maior, de 8,3%, no entanto permaneceu abaixo dos 10%, valor estimado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

No comparativo com as quatro últimas segundas-feiras, houve um aumento de 7% nos movimentos dos voos regulares e um decréscimo de 44,4% na aviação geral.