Notícias

Boletim Movimentos Aéreos da Copa das Confederações – Nº 7

publicado: 26/06/2013 10:14

 




Dois jogos marcaram a última rodada da etapa seletiva da Copa das Confederações 2013. Neste domingo (23), o estádio do Castelão, em Fortaleza, recebeu as seleções da Nigéria e da Espanha. Na Arena Pernambuco, a seleção do Taiti foi goleada pelo Uruguai, que disputa a primeira semifinal contra o Brasil. Pelo Grupo B, a Espanha enfrenta a Itália. A movimentação aérea nos aeroportos das duas cidades-sede ocorreu sem anormalidades.

FORTALEZA/CE

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, registrou um total de 171 movimentos aéreos. Destes, 131 foram da aviação regular (68 até às 15h e 30 após às 20h), cinco voos charters (sendo dois antes da ativação das áreas de exclusão do espaço aéreo e dois depois da sua liberação) e 35 da aviação geral (15 ocorreram até uma hora antes da partida e sete depois de duas horas do encerramento do jogo).

Em termos percentuais, a aviação regular ficou em 76,6% do total de movimentos do aeroporto. Os voos charters representaram 2,9% e a aviação geral 20,5%. O percentual de atrasos ficou em 3,6%.

No comparativo com a média de voos das últimas quatro semanas para este aeródromo, a aviação regular computou 2,3% a mais de movimentos. A aviação geral cresceu em 40% e os voos fretados permaneceram com o mesmo percentual.

RECIFE/PE

No Aeroporto Internacional do Recife foram 201 movimentações aéreas, entre pousos e decolagens. Da aviação regular foram 158, destes 83 ocorreram até às 15h e 24 após às 20h. Os voos charters contabilizaram 20 movimentos, sendo que oito realizaram-se até uma hora antes do início do jogo e três depois de duas horas do encerramento das partidas. A aviação geral somou 23 movimentos, dos quais 20 antes do horário em que as áreas de exclusão do espaço aéreo foram ativadas.

Isto representa um total de 78,6% da aviação regular, 10 % de voos charters e 11,4% da aviação geral no aeroporto de Recife. Os atrasos ficaram na margem de 4,7%.

Comparando com a média dos últimos domingos, houve um decréscimo da aviação regular de 6% e de 8% da aviação geral. Os voos fretados registraram um crescimento de 150%.