Notícias
Base Aérea de Florianópolis passa a ser subordinada ao DECEA
O último dia 14 de março ficou marcado por um ato de grande importância para o controle do espaço aéreo brasileiro na Região Sul do país. Em busca de resgatar o apoio a Unidades Aéreas e implementar o Controle de Aproximação Sul, a subordinação da Base Aérea de Florianópolis (BAFL) foi transferida do Comando de Preparo (COMPREP) ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), unidades subordinadas a Força Aérea Brasileira (FAB).
Uma cerimônia militar realizada na própria BAFL, com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, entre outras autoridades, marcou o ato histórico que trará padronização e segurança operacional.
“Ao longo de sua trajetória, a BAFL sempre desempenhou um essencial papel na defesa do Brasil, inclusive, durante a Segunda Guerra Mundial, pois foi daqui que aeronaves da FAB partiram em direção ao cumprimento de sensíveis missões de patrulha antissubmarina e de escolta de comboios”, relembrou o Comandante da Aeronáutica.
A história da BAFL foi construída por diversas mudanças que garantiram a sua evolução ao longo do tempo. Em 1941, quando foi criado o Ministério da Aeronáutica, a unidade foi transferida da Marinha do Brasil à Força Aérea Brasileira.
No ano de 2017, a BAFL mudou sua subordinação do Comando Geral do Ar (COMGAR) para a Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA). Voltando, em fevereiro de 2022, à subordinação do COMPREP.
Com a incorporação da Base Aérea de Florianópolis ao DECEA, em breve, será realizada a concentração dos APP Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. O ato tem por objetivo melhorar a segurança da navegação aérea, a eficiência operacional e a integração tecnológica, o que propiciará um gerenciamento mais eficiente de mais de 200 mil tráfegos por ano.
“Essa mudança promove a otimização dos recursos operacionais, patrimoniais e humanos. Isso permitirá uma melhor coordenação e comunicação entre as equipes operacionais, reduzindo os riscos e aumentando os índices de SAFETY, tão caros à missão do DECEA”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros.
O Comandante da BAFL, Coronel Aviador João Paulo Gomez Lima da Silva, apresentou as demandas da unidade reprimidas pelas limitações orçamentárias e destacou as premissas básicas: utilizar as instalações existentes e recuperar a infraestrutura. “Ao longo de todas essas mudanças nos mantivemos de pé, por meio de um efetivo dedicado e obstinado. Agora, dentro da estrutura do DECEA, a Base Aérea de Florianópolis se aproxima, cada vez mais, do trinômio de defender, controlar e integrar. Continuaremos com a nossa infraestrutura operacional para apoiar qualquer unidade da FAB que aqui opere, garantindo a soberania do nosso espaço aéreo e defendendo a nossa pátria”, finalizou.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Ten Fernandes
Revisão: Ten Martorano
Fotos: Sgt Jeber (BAFL)