Notícias

Balanço do G20: Ações integradas entre o controle e a defesa aérea atestam bons resultados durante o evento

publicado: 20/11/2024 13:46

 




A Força Aérea Brasileira (FAB) atuou em várias frentes para garantir a segurança e a fluidez dos voos de chefes de Estado e de Governo de 40 países e representantes de 15 Organizações Internacionais durante a Reunião da Cúpula de Líderes do G20.

Uma delas foi a ativação da Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), onde militares da FAB, representantes de órgãos governamentais e entidades do setor de aviação estavam de prontidão para coordenar as operações aéreas e monitorar as chegadas e partidas dos voos dos chefes de Estado.

Para o chefe da Sala Master, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, os resultados positivos são fruto de planejamento, coordenação e integração entre as organizações envolvidas. “Reunimos todos os órgãos responsáveis pela tomada de decisão na Sala Master, fizemos a coordenação com a defesa aérea e todas as aeronaves chegaram e partiram com segurança. É uma experiência que nós temos de longa data, adquirimos essa expertise e aplicamos novamente na Sala Master, sendo muito importante para a segurança do evento”, avaliou o oficial-general.

O evento exigiu coordenação entre o controle de tráfego aéreo e a defesa aérea para assegurar que as restrições fossem cumpridas. Uma Célula de Operações Local de Defesa Aérea foi ativada no Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ) para atuar no controle das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo

Aumento de demanda do tráfego aéreo

Os números demonstram a dimensão deste grande evento. Segundo dados do CGNA, entre os dias 16 e 19/11, o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou uma média de 1.510 movimentos aéreos e o Aeroporto Santos Dumont atingiu cerca de 282, nos dias 16 e 17/11, entre pousos e decolagens.

O controle de tráfego aéreo também superou suas expectativas. O índice de pontualidade dos voos atingiu a marca de 95%. Através do Sistema de Aprovação de Voo (SIAV), cerca de 2.150 planos de voo foram aprovados pelo CGNA e pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), sendo autorizado as aeronaves voarem nas áreas de exclusão, durante o período em que estavam ativadas.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Luiz Perez, Fábio Maciel e Marcelo Alves
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues