Notícias

Aviação comercial internacional apresenta maior recuperação desde a pandemia

Em abril, foram registrados 9460 voo internacionais com destino ou origem no Brasil


publicado: 30/05/2023 10:39

 




A aviação comercial internacional registrou, no último mês de abril, um movimento de 9.460 voos com destino ou origem no Brasil, o equivalente a 88% do movimento registrado no mesmo período de 2019. Essa é a maior taxa de recuperação observada desde o início da pandemia. A previsão é de que, nos meses de maio e junho, o movimento da aviação comercial, nacional e internacional, seja 8% maior do que no período pré-pandêmico.

Os dados são do relatório comparativo de tráfego aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). O levantamento apontou, ainda, que as Regiões de Informação de Voo que mais cresceram nos quatro primeiros meses desse ano foram Curitiba (FIR-CW), com crescimento de 13,5% em comparação com o ano passado; Amazônica (FIR-AZ), com aumento de 13,6%; e Atlântico (FIR-AO), com movimento 30,9% superior.

 

Nos aeroportos de Congonhas (SBSP), Santos Dumont (SBRJ), Curitiba (SBCT) e Porto Alegre (SBPA), a semana entre os dias 9 e 15 de abril foi a mais movimentada desde 2020, com 4.649, 2.638, 1.265 e 1.527 movimentos aéreos, respectivamente. Já o aeroporto de Guarulhos (SBGR) registrou, neste mesmo período, taxa pico de 29 operações de pouso, número superior a fevereiro e março, quando foram registrados, respectivamente, 24 e 25 operações de chegada.

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Portal Operacional do CGNA, na aba Recursos, ou pelo Site de Performance, em Produtos. Essa nova edição do documento considera os dados de 100 aeroportos e tem como novidades a inclusão de análise dos principais indicadores de performance e a atualização da seção destinada ao espaço aéreo.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Fonte: CGNA

Edição do texto: Tenente Fernanda Pereira e Denise Fontes

Revisão: Maj Av Lopes e Tenente Fernanda Pereira

Foto: Luiz Eduardo Perez

Tratamento de imagem: Filipe Bastos