Notícia Destaque

Comandantes visitam sítios operacionais do 1º GCC montados em apoio à CRUZEX 2018

publicado: 12/11/2018 17:30

 




Comandantes e oficiais de organizações militares da Força Aérea Brasileira visitaram, na última semana, importantes sítios operacionais de apoio ao Exercício Operacional CRUZEX 2018 no Nordeste.

No dia 8, os comandantes do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, visitaram a estrutura montada pelo 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), unidade subordinada ao DECEA, no Aeroporto de Caicó-RN. Vieram acompanhados do comandante do 1°GCC, Coronel Aviador Cyro, do chefe do Estado Maior da ALA 10, Coronel Aviador Sampaio, do chefe da Divisão de Operações do CINDACTA III, Tenente-Coronel Aviador Edson e do chefe da Divisão Técnica do CINDACTA III, Tenente-Coronel Engenheiro Santa Clara.

Recebida pelo comandante do 2°/1° GCC, Major Aviador Hennig, a comitiva conheceu o Radar TPS-B34 do 4°/1° GCC - equipamento deslocado de Santa Maria (RS) para Caicó-RN exclusivamente para cobrir a área de operação da CRUZEX. A estrutura fora montada pelos militares do 2°/1° GCC e 4°/1° GCC a fim de atender a visualização radar transmitida ao CINDACTA III, localizado em Recife.

Os militares também conheceram outros ativos como a Antena VCX - equipamento recém adquirido pelo DECEA para tramitação de dados por satélite - e a estrutura montada para apoiar a 1ª Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE) com barraca climatizada, telefonia e equipamento com a síntese radar do CINDACTA III.

No dia 9, a comitiva esteve no Aeroporto Regional de Sousa para verificar o conjunto de equipamentos de telecomunicações instalados no local que tem por objetivo ampliar a cobertura de comunicação entre o Centro de Operações Militares do CINDACTA III e as aeronaves participantes do Exercício. Na ocasião, as autoridades também conheceram o sistema composto por uma antena Telesat, rádios de modelo M7 e T6TR, além do mastro de 18 metros, responsável pela fixação da antena HK-14.

O Exercício Operacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX) é um evento de treinamento militar multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002. Tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências entre os países participantes através de um treinamento conjunto idealizado em cenários específicos de conflito.

A edição 2018 da CRUZEX ocorre de 18 a 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN). Reunirá um total de 14 países e será o maior treinamento conjunto e multinacional já promovido pela FAB com a previsão de participação de cerca de 100 aeronaves militares, executando cerca de 1200 horas de voo. Acesse o site especial da CRUZEX 2018 para mais detalhes.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Daniel Marinho – Jornalista