Notícia Destaque
Comandantes visitam sítios operacionais do 1º GCC montados em apoio à CRUZEX 2018
No dia 8, os comandantes do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, e da Ala 10, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, visitaram a estrutura montada pelo 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), unidade subordinada ao DECEA, no Aeroporto de Caicó-RN. Vieram acompanhados do comandante do 1°GCC, Coronel Aviador Cyro, do chefe do Estado Maior da ALA 10, Coronel Aviador Sampaio, do chefe da Divisão de Operações do CINDACTA III, Tenente-Coronel Aviador Edson e do chefe da Divisão Técnica do CINDACTA III, Tenente-Coronel Engenheiro Santa Clara.
Recebida pelo comandante do 2°/1° GCC, Major Aviador Hennig, a comitiva conheceu o Radar TPS-B34 do 4°/1° GCC - equipamento deslocado de Santa Maria (RS) para Caicó-RN exclusivamente para cobrir a área de operação da CRUZEX. A estrutura fora montada pelos militares do 2°/1° GCC e 4°/1° GCC a fim de atender a visualização radar transmitida ao CINDACTA III, localizado em Recife.
Os militares também conheceram outros ativos como a Antena VCX - equipamento recém adquirido pelo DECEA para tramitação de dados por satélite - e a estrutura montada para apoiar a 1ª Brigada de Defesa Antiaérea (1ª BDAAE) com barraca climatizada, telefonia e equipamento com a síntese radar do CINDACTA III.
No dia 9, a comitiva esteve no Aeroporto Regional de Sousa para verificar o conjunto de equipamentos de telecomunicações instalados no local que tem por objetivo ampliar a cobertura de comunicação entre o Centro de Operações Militares do CINDACTA III e as aeronaves participantes do Exercício. Na ocasião, as autoridades também conheceram o sistema composto por uma antena Telesat, rádios de modelo M7 e T6TR, além do mastro de 18 metros, responsável pela fixação da antena HK-14.
O Exercício Operacional Cruzeiro do Sul (CRUZEX) é um evento de treinamento militar multinacional promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB) desde 2002. Tem por objetivo promover o intercâmbio de experiências entre os países participantes através de um treinamento conjunto idealizado em cenários específicos de conflito.
A edição 2018 da CRUZEX ocorre de 18 a 30 de novembro, na Ala 10, em Natal (RN). Reunirá um total de 14 países e será o maior treinamento conjunto e multinacional já promovido pela FAB com a previsão de participação de cerca de 100 aeronaves militares, executando cerca de 1200 horas de voo. Acesse o site especial da CRUZEX 2018 para mais detalhes.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Daniel Marinho – Jornalista