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Aumento de posições na Torre de Controle do Galeão permite duplicação de capacidade

publicado: 08/08/2016 15:12

 




Duas torres em uma. Durante as Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio, a Torre de Controle do Aeroporto do Galeão (TWR-GL) terá posições duplicadas para aumentar a capacidade de controle.

_D3U9797A duplicação da equipe permite que sejam gerenciados até 900 movimentos aéreos

Normalmente, a Torre de Controle desempenha suas atividades através de três posições operacionais: Controle TWR , Controle de Solo e Autorização de Tráfego, com um controlador em cada posição. Para os Jogos do Rio, entretanto, essas posições estão sendo duplicadas, com o aumento do número de controladores, o que dobra a capacidade de gerenciamento de movimentos.

 

_D3U9850Posições duplicadas para aumentar a capacidade de controle

De acordo com o Tenente Adriano Melo dos Santos, especialista em controle de tráfego aéreo e chefe da TWR-GL, a média de operações diárias no Galeão é de 350 pousos e decolagens, mas a duplicação da equipe permite que sejam gerenciados até 900 movimentos. “Na prática, é como se tivéssemos duas torres ao invés de uma” – exemplifica o Tenente Melo, citando que cada equipe gerencia os movimentos de uma pista do aeroporto: “Nossos controladores foram treinados para essa configuração de prestação de serviços em ambientes simulados para lidar com situações de excesso de demanda de tráfego”.

_D3U9786Com o aumento do número de controladores, dobra a capacidade de gerenciamento de movimentos

No planejamento das ações – para garantir a fluidez e a segurança dos pousos e decolagens no aeroporto do Galeão – foram consideradas, por exemplo, as demandas da Copa do Mundo 2014. Segundo o Tenente-Coronel Aviador Dan Marshal de Freitas, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), na final da Copa do Mundo a TWR-GL chegou a registrar 857 movimentos, um recorde de operações. “Nos preparamos para atender à uma demanda ainda maior nas Olimpíadas, não só com a duplicação de posições na Torre, mas também a instalação de novas frequências-rádio e a configuração do sistema TATIC (”Total Air Traffic Information Control”), responsável pela evolução das fichas de voo” – explica o Tenente-Coronel Marshal.

No “hotsite” Aeroespaço Olímpico, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), sobre os Jogos do Rio, é possível acompanhar boletins com quantitativos de movimentos no aeroporto de Galeão e em aeródromos de localidades onde há previsão de jogos.

 

 

Fonte: SRPV-SP
Reportagem: 1T REP Simone Miranda
Fotos: Fábio Maciel