Notícias

Auditoria de Manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade na CISCEA

publicado: 19/11/2012 07:11

 




Nos dias 30 e 31 de outubro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) foi mais uma vez inspecionada pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) para auditoria de manutenção do Sistema de Gestão de Qualidade. Foram auditados os Centros de Apoio (VAP), de Documentação (VDC), de Tecnologia da Informação (VTI), a Divisão Administrativa e parte da Divisão Operacional, que trata da elaboração da concepção de empreendimentos.






A manutenção da certificação é uma verificação (auditoria) obrigatória das áreas inspecionadas obedecendo os critérios da Norma ISO 9001:2008, e que ocorre sempre após ser emitido um certificado de conformidade com a norma.

“Esta seria apenas mais uma recertificação, porém, revestiu-se de contornos desafiantes, haja vista as recentes mudanças no Regimento Interno aprovado em 2012, a confecção de Instruções de Trabalho, acrescido ainda do desenvolvimento de metodologias em sistemas”, explicou o Vice-Presidente (VP) da CISCEA, Coronel-Aviador Eric de Azevedo Bastos.

O atual regimento interno da CISCEA adequou os requisitos a realidade das funções exercidas pelas Divisões, as quais continuam exercendo suas funções com mesmo desempenho.

Foram criadas ainda 60 Instruções de Trabalho com o objetivo de aprimorar o serviço prestado. Utilizando o conceito de aprimoramento da Comissão, foram criados sistemas e documentos que são motivo de destaque.

O Manual de Fiscalização de Obras, por exemplo, dá as diretrizes para fiscalização de atividades de engenharia em campo, baseado nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – órgão responsável pela normalização técnica no país e documento específicos internos da CISCEA.

O Sistema de Análise de Documentos (SisAD), cuja finalidade é a discussão, criação, ou revisão de documentos por um grupo de pessoas designadas, tem o objetivo de agilizar e aprimorar o texto. O uso do SisAD permite a elaboração de padrões no controle das críticas apresentadas, bem como a comunicação na revisão e elaboração das normas reguladoras das atividades da CISCEA.

Também foi criado um sistema online de indicadores para a Divisão Administrativa, com a função de gerar gráficos de desempenho para o gestor, a partir das informações inseridas pelo usuário no banco de dados, permitindo assim, um aprimoramento nas atividades da Divisão.

O conceito de indicadores de desempenho utiliza ferramentas na avaliação da eficiência e eficácia do sistema de Gestão da Qualidade na Comissão. Neste caso, cada Divisão certificada apresenta indicadores por atividade para serem analisados.

Importante ressaltar que alguns destes procedimentos foram implementados a poucas semanas da auditoria de manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade. As atividades que foram incluídas reforçaram e concretizaram as atividades do Sistema de Gestão da Qualidade.

De acordo Paulo Carvalho, da Assessoria de Gestão de Qualidade (AGQL), o Programa Plurianual garante a continuidade da implantação do Sistema de Gestão da Qualidade até que toda a CISCEA esteja certificada dentro da Norma ISO 9001-2008. “A certificação ao longo dos anos proporcionará o amadurecimento dos setores já certificados evidenciando-se o alto índice de comprometimento dos colaboradores”, diz Paulo Carvalho.

Como ilustração, ele explica que os três Centros, VAP, VDC e VTI não conseguem mais trabalhar nos sistemas antigos sem “o olhar” para a qualidade, já que ganharam eficiência, controle e eficácia demonstrados pelo alto índice de satisfação dos clientes internos, através da visualização online de seus gráficos.

“Os auditores do IFI não detectaram qualquer não-conformidade em seu levantamento, fato esse que se repete por três anos consecutivos, o que caracteriza uma situação extremamente rara para uma organização tão complexa quanto a CISCEA, permeada por processos específicos e heterogêneos”, disse o Cel Eric ao reconhecer o esforço dos profissionais que investem na qualidade.

“A CISCEA parabeniza seu efetivo pela busca constante ao atendimento das necessidades desta Comissão, dividindo esse momento glorioso com todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para o alcance de mais esta etapa gloriosa”, finalizou o VP.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Foto: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br


Assunto(s): CISCEA IFI qualidade