Notícias

Atenção: Direcionamento de "laser" às aeronaves é crime! Prática vem sendo observada nos arredores do Aeroporto Internacional de Recife

publicado: 13/09/2012 10:00

 




Nos últimos meses, pilotos de aeronaves de grande e pequeno porte têm observado - com preocupação - a incidência de laser nas proximidades de uma das cabeceiras de pista do Aeroporto Internacional de Recife; proximidades dos bairros de Estância, Caçote, Conjunto Ignês Andreaza e Areias.

As consequências da utilização do raio laser podem ser danosas à aviação. Para o Major Mattos, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), “a probabilidade de se derrubar um avião com equipamento de emissão de laser é baixa, mas não pode ser descartada, uma vez que nós temos na frota nacional aeronaves que voam com apenas um piloto. Quando atingido diretamente nos olhos, o comandante do avião pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica. Nós temos que trabalhar em termos de prevenção".

Os relatos de ocorrências desse gênero não são recentes e tão pouco exclusividade do espaço aéreo brasileiro. Há reportes de casos no Canadá, no Reino Unido, na Espanha e nos Estados Unidos. O primeiro caso relatado ocorreu em Los Angeles, no ano de 1993. O comandante de um Boeing 737 foi atingido e obrigado a passar o controle dos comandos da aeronave para o co-piloto. Ele ficou quatro minutos sem conseguir interpretar os instrumentos.

Apontar laser para aviões e helicópteros também é crime. O Artigo 261 do Código Penal Brasileiro prevê sanções para quem expor a perigo ou praticar qualquer ato que possa impedir ou dificultar a navegação aérea. Tramita, ainda, na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 3151/12, de autoria do Deputado Lelo Coimbra, prevendo punições específicas para quem usar de forma indevida as canetas de raio laser.



O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Recife (DTCEA-RF) está realizando, com o apoio do CINDACTA III, uma campanha de conscientização junto aos bairros circunvizinhos ao Aeroporto dos Internacional de Guararapes, no Recife, onde serão distribuídos panfletos informativos aos cidadãos a respeito do assunto.

Em caso de denúncia, favor entrar em contato pelos telefones: (81) 8802-6316 (em qualquer hora) ou (81) 2129-8213 das 08:00h às 17:00h.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho  (Jornalista)