Notícia Destaque

ASEGCEA promove curso de Fatores Humanos para psicólogos do SISCEAB

publicado: 28/07/2023 19:01

 




A Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) promoveu, de 24 a 28 de julho, o Curso de Fatores Humanos e Aspecto Psicológico no Controle do Espaço Aéreo (ASE002). O treinamento habilita profissionais que atuam nos órgãos que prestam Serviço de Tráfego Aéreo ou Informação de Voo para identificar, compreender e analisar os possíveis desequilíbrios no contexto operacional e a dar o tratamento adequado aos diversos aspectos que podem impactar no desempenho humano.

 

A atividade foi realizada na sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e foi ministrada pela equipe de Fatores Humanos e de Normas da ASEGCEA. Também contou com a presença de psicólogas do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE) e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).

O curso é fundamental para quem participa das investigações de incidentes de tráfego aéreo, na identificação dos fatores contribuintes relacionados aos aspectos individuais, psicossociais e principalmente organizacionais. Os alunos eram psicólogos, pertencentes aos efetivos de todos os órgãos regionais do DECEA.

Também foi capacitado o Capitão QCO PSI Thiago Cesar da Silva, do Exército Brasileiro, que atua na Base de Aviação de Taubaté, interagindo com os profissionais dos órgãos de controle de tráfego aéreo por meio de, entre outras atividades, visitas, intervenções e processo de recrutamento e seleção.

A ASEGCEA é responsável pelo trato dos assuntos relacionados à segurança operacional e promove atividades de avaliação e prevenção relacionadas aos Fatores Humanos. “Interajo com profissionais da psicologia no trabalho do fator humano há mais de 10 anos e acredito que para atuar nessas atividades complexas e específicas do Controle do Tráfego Aéreo é fundamental que os psicólogos estejam devidamente capacitados, não só para assegurar a padronização da atuação e a qualidade dos serviços prestados, mas para que possam contribuir para a segurança operacional de forma sistemática e estruturada”, afirmou o tenente Coronel QOECTA Alexandre Simões Lima, Chefe da ASEGCEA.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: Asegcea

Edição de texto: Tenente Fernanda Pereira

Fotos: Luiz Eduardo Perez e Fabio Maciel

Revisão: Major Aviador Lopes