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Apronto operacional da Copa das Confederações é realizado no CGNA
publicado:
28/06/2013 15:46
Com o objetivo de padronizar os procedimentos das aeronaves envolvidas nas atividades aéreas relativas ao Controle do Espaço Aéreo na Terminal do Rio de Janeiro (TMA-RJ), por ocasião da Final da Copa das Confederações, foi realizado hoje, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), um apronto operacional.
Presidida pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (SDOP/DECEA), Brigadeiro do Ar JOSÉ ALVES CANDEZ NETO, a reunião contou com a presença de representantes de unidades de operações aéreas, de órgãos de controle do espaço aéreo e de representantes de aeroportos, envolvendo o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Polícia Federal, a Receita Federal, além de diversos órgãos da Aeronáutica, dentre eles o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), o Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III) e o 1º/12º GAv - Esquadrão Hórus - que opera as aeronaves remotamente pilotadas - ARP.
O Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do CGNA, apresentou o roteiro da reunião e ratificou que a coordenação e o controle do espaço aéreo na Copa das Confederações são de responsabilidade do DECEA e de suas unidades subordinadas, assim como a Defesa Aeroespacial, nas áreas de operações aéreas, está sendo realizada por meio do COMDABRA.
A pauta da reunião contou dos seguintes assuntos: aeronaves e órgãos envolvidos; circulação IFR (Regras de Voo por Instrumentos) Galeão e Santos Dumont, serviços prestados pelo Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), helipontos próximos ao Estádio do Maracanã, operação de evacuação aeromédica, operação do VANT, condições para voar nas áreas restritas e o número máximo de aeronaves na área vermelha.
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O Chefe do CGNA reforçou, ainda, as informações para os pilotos de aeronaves envolvidas nas atividades operacionais, que são aquelas, tripuladas ou não, ligadas diretamente à realização dos eventos de coordenação, sejam ligadas à defesa aérea, ao transporte de pessoal e/ou material (civil ou militar), aeronaves ligadas à segurança pública, aeronaves de busca e salvamento (SAR), aeronaves ambulância e demais aeronaves autorizadas pela autoridade competente, durante a ativação das áreas restritas, compreendendo uma hora antes do jogo e quatro horas após seu início - das 18h às 23h de domingo.
O Brigadeiro Candez, que também atua como Chefe da Sala Master no CGNA, alertou que, dentro da área vermelha, além das aeronaves ligadas à segurança pública, aeronaves da Força Aérea Brasileira estarão executando atividades de defesa aérea (F5, A29 e H-60) e de reconhecimento e vigilância (RQ-450), durante a final da Copa das Confederações.
Outras informações importantes fornecidas pelo CGNA foram sobre as aeronaves não envolvidas em eventos operacionais, que embora estejam autorizadas a utilizar o espaço aéreo, estão sujeitas a regras especiais, adotadas para o período de realização dos eventos. "Não está autorizado o uso do espaço aéreo por aeronaves remotamente pilotadas (ARP) não autorizadas, independente do sistema de pilotagem utilizado e da intenção de voo" - reforçou o Coronel Bertolino.
Durante o Apronto, o Brigadeiro Candez reforçou o convite para que os pilotos visitassem o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, SP, no próximo semestre, para conhecer e participar do PROSIMA, Programa de Simulação de Movimentos Aéreos, como preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Promovido por meio de uma parceria entre o ICEA e o CGNA – o PROSIMA envolve a simulação de tráfegos da circulação aérea civil e militar em áreas demarcadas para rotas aéreas, aproximações, tráfego de aeródromo e manobras. O Programa é mais uma das iniciativas do DECEA e de suas organizações subordinadas, de uma série de estratégias com vistas à preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para os grandes eventos esportivos.
"Essa reunião foi agendada para que todos nós, envolvidos com a atividade aérea no evento final da Copa das Confederações, pudéssemos alinhar procedimentos. O fechamento com "chave de ouro" de todo nosso esforço até esse momento dependerá da ordenação do espaço aéreo e da estrita execução das regras estabelecidas pelo Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ). Sucesso a todos!" - finalizou o Brigadeiro Candez.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF ) - perezlepb@decea.gov.br
Presidida pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (SDOP/DECEA), Brigadeiro do Ar JOSÉ ALVES CANDEZ NETO, a reunião contou com a presença de representantes de unidades de operações aéreas, de órgãos de controle do espaço aéreo e de representantes de aeroportos, envolvendo o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Polícia Federal, a Receita Federal, além de diversos órgãos da Aeronáutica, dentre eles o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), o Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III) e o 1º/12º GAv - Esquadrão Hórus - que opera as aeronaves remotamente pilotadas - ARP.
O Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, Chefe do CGNA, apresentou o roteiro da reunião e ratificou que a coordenação e o controle do espaço aéreo na Copa das Confederações são de responsabilidade do DECEA e de suas unidades subordinadas, assim como a Defesa Aeroespacial, nas áreas de operações aéreas, está sendo realizada por meio do COMDABRA.
A pauta da reunião contou dos seguintes assuntos: aeronaves e órgãos envolvidos; circulação IFR (Regras de Voo por Instrumentos) Galeão e Santos Dumont, serviços prestados pelo Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ), helipontos próximos ao Estádio do Maracanã, operação de evacuação aeromédica, operação do VANT, condições para voar nas áreas restritas e o número máximo de aeronaves na área vermelha.
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O Chefe do CGNA reforçou, ainda, as informações para os pilotos de aeronaves envolvidas nas atividades operacionais, que são aquelas, tripuladas ou não, ligadas diretamente à realização dos eventos de coordenação, sejam ligadas à defesa aérea, ao transporte de pessoal e/ou material (civil ou militar), aeronaves ligadas à segurança pública, aeronaves de busca e salvamento (SAR), aeronaves ambulância e demais aeronaves autorizadas pela autoridade competente, durante a ativação das áreas restritas, compreendendo uma hora antes do jogo e quatro horas após seu início - das 18h às 23h de domingo.
O Brigadeiro Candez, que também atua como Chefe da Sala Master no CGNA, alertou que, dentro da área vermelha, além das aeronaves ligadas à segurança pública, aeronaves da Força Aérea Brasileira estarão executando atividades de defesa aérea (F5, A29 e H-60) e de reconhecimento e vigilância (RQ-450), durante a final da Copa das Confederações.
Outras informações importantes fornecidas pelo CGNA foram sobre as aeronaves não envolvidas em eventos operacionais, que embora estejam autorizadas a utilizar o espaço aéreo, estão sujeitas a regras especiais, adotadas para o período de realização dos eventos. "Não está autorizado o uso do espaço aéreo por aeronaves remotamente pilotadas (ARP) não autorizadas, independente do sistema de pilotagem utilizado e da intenção de voo" - reforçou o Coronel Bertolino.
Durante o Apronto, o Brigadeiro Candez reforçou o convite para que os pilotos visitassem o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos, SP, no próximo semestre, para conhecer e participar do PROSIMA, Programa de Simulação de Movimentos Aéreos, como preparação para a Copa do Mundo de 2014.
Promovido por meio de uma parceria entre o ICEA e o CGNA – o PROSIMA envolve a simulação de tráfegos da circulação aérea civil e militar em áreas demarcadas para rotas aéreas, aproximações, tráfego de aeródromo e manobras. O Programa é mais uma das iniciativas do DECEA e de suas organizações subordinadas, de uma série de estratégias com vistas à preparação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro para os grandes eventos esportivos.
"Essa reunião foi agendada para que todos nós, envolvidos com a atividade aérea no evento final da Copa das Confederações, pudéssemos alinhar procedimentos. O fechamento com "chave de ouro" de todo nosso esforço até esse momento dependerá da ordenação do espaço aéreo e da estrita execução das regras estabelecidas pelo Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ). Sucesso a todos!" - finalizou o Brigadeiro Candez.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF ) - perezlepb@decea.gov.br