Notícia Destaque

Aplicativo LPNA - Licença de Pessoal da Navegação Aérea - ganha reformulação completa

A partir de feedback de usuários, foram implementadas mudanças na identidade visual e melhorias no fluxo de navegação para acessar os serviços


publicado: 13/01/2022 16:04

 




O aplicativo Licença de Pessoal da Navegação Aérea (LPNA), disponibilizado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), ganhou uma nova versão,  totalmente reformulada e com mudanças que visam melhorar a experiência do usuário.

As funcionalidades disponibilizadas continuam as mesmas, com a diferença que foram implementadas, a partir do feedback dos usuários, mudanças na identidade visual e melhorias no fluxo de navegação para acessar os serviços, com foco em melhorar a experiência na utilização do produto.

Após efetuar o login no aplicativo, a primeira tela exibe um dashboard que permite acesso rápido às funções disponibilizadas: Licenças, Ficha Cadastral, Impressão de Certificado Médico Aeronáutico (CMA), Impressão de Cartão de Saúde (CS), Dados de Contato (e edição) e Minha Escala - para acesso ao módulo Escala, disponível por enquanto apenas para os controladores de tráfego aéreo (ATCO).

No módulo Escala, além de visualizar as escalas previstas e cumpridas, é possível acessar os turnos disponíveis para troca (proposto por outros operadores) e sugerir turnos para escalas futuras. Notificações informam ao usuário sobre as trocas de turno realizadas, que foram autorizadas pelo escalante.

Foram incorporadas, também, algumas facilidades como "ativar modo escuro de visualização", "alterar senha por meio do aplicativo" e "lembrar opções de login".

“A reformulação do aplicativo foi bastante debatida na equipe de desenvolvimento. Outras melhorias sempre vão continuar surgindo, mas a versão atual dá pleno controle aos nossos usuários sobre seus dados pessoais, senha e escala”, afirmou o Primeiro Sargento BCT Pedro Paulo Corrêa Ribeiro, que trabalha na Divisão de Licenças e Habilitação Técnica e de Testes Operacionais do Subdepartamento de Operações do DECEA.

O militar integra o projeto de serviço digital LPNA desde 2017 e avalia que a nova versão do aplicativo resolve algumas solicitações de usuários que já haviam sido identificadas. “A partir dessa atualização, o profissional poderá colocar a senha que quiser direto no aplicativo, além de arquivá-la no celular de forma segura. Isso facilita muito o acesso à plataforma. Outra grande evolução foi o gerenciamento da escala dos ATCO, com a implementação do módulo Escala do Sistema de Gerenciamento do Pessoal Operacional (SGPO) para os órgãos do Comando da Aeronáutica. Assim, os operadores passarão a ter nas mãos o controle de suas próprias escalas possibilitando até mesmo propor seus turnos de trabalho, efetuar trocas e até mesmo declarar ausência em um turno futuro, sob a supervisão do escalante e do chefe do órgão”, explicou o Sargento Pedro Paulo.

O desenvolvedor do aplicativo LPNA, Sílvio Monnerat, atua na Assessoria de Transformação Digital (ATD) e afirma que acomodar a complexidade dos serviços disponibilizados na interface mobile foi desafiador. "A maior dificuldade no desenvolvimento foi aplicar visualmente a complexidade das operações feita em um fluxo de troca ou em uma proposição de turnos para uma escala prevista, ou até mesmo uma solicitação de dispensa, por exemplo. Fazer uma interface intuitiva e simplificar a utilização foi o grande ganho trazido nessa reformulação", avaliou Monnerat.

O LPNA é um documento 100% digital, que certifica os profissionais civis e militares, nas seguintes funções: Controlador de Tráfego Aéreo, Especialistas em Informações Aeronáuticas, Operador de Estação Aeronáutica, Profissional em Meteorologia Aeronáutica, Radioperador de Plataforma Marítima e Gerente de Controle do Espaço Aéreo.

O aplicativo LPNA está disponível nas versões Android (Google Play) e iOS (App Store). O serviço possui, também, uma versão web.

Informações sobre a utilização dos serviços estão disponíveis na Central de Ajuda.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem:  Glória Galembeck (ATD) Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP) Arte: Augusto Yamamoto (ATD) Edição de imagens: Fábio Maciel (RJ 33110 RF)