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Aplicação da "Performance Based Aproach" (PBA) é debatida no DECEA
publicado:
12/02/2014 09:53
Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Assessoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (APLOG) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) promoveu uma palestra sobre conceito e aplicação da Abordagem Baseada em Performance (PBA – do inglês Performance Based Approach).
Em sua apresentação, o Engenheiro de Sistemas e consultor da APLOG, Luiz Felipe Novis, levantou uma série de questões práticas para que o gerenciamento dos projetos através do viés da PBA seja realizado da forma mais adequada possível, dentre os quais estão a devida coleta e respectiva análise de dados e conjunturas; a segurança dos referidos dados; a contraposição das demandas e das necessidades; bem como o levantamento, a aplicação e a futura análise dos indicadores de performance.
Tecendo considerações a cerca do planejamento de metas a longo prazo (15, 20 anos), Luiz ressalta o levantamento das tendências na área de controle de tráfego aéreo e enfatiza a capacidade essencial de enxergar à diante, de quase “adivinhar” o futuro. E do quanto isso é complexo quando as variantes não raro independem da vontade dos envolvidos no projeto em questão (vetores de ordem social, econômica, política...).
“A importância do planejamento, da projeção do futuro, deve ser calcada não somente em dados do passado, uma vez que as conjunturas se modificam com o passar do tempo”, destaca.
Pensar estrategicamente, como bem colocou Luiz citando um famoso jogador de xadrez, é pensar sobre questões complexas e delicadas num momento onde não necessariamente carecemos de estratégia. Pois pensar em soluções em momentos de crise, é do âmbito da tática.
Fechando a palestra sobre PBA, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro José Alves Candez Neto, ressaltou a importância da colaboração de todos os participantes no levantamento desses dados, indicadores e cenários que contribuirão significativamente para o planejamento do controle de tráfego aéreo nesses anos futuros. “A Navegação Baseada em Performance está evoluindo cada vez mais, por isso a importância de se trabalhar, na gestão de projetos, com o desempenho. Não podemos chegar lá na frente, daqui a dez anos, e sofrer com a falta de qualidade nos órgãos de Controle de Tráfego Aéreo”, comentou o Brigadeiro Candez.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br
Em sua apresentação, o Engenheiro de Sistemas e consultor da APLOG, Luiz Felipe Novis, levantou uma série de questões práticas para que o gerenciamento dos projetos através do viés da PBA seja realizado da forma mais adequada possível, dentre os quais estão a devida coleta e respectiva análise de dados e conjunturas; a segurança dos referidos dados; a contraposição das demandas e das necessidades; bem como o levantamento, a aplicação e a futura análise dos indicadores de performance.
Tecendo considerações a cerca do planejamento de metas a longo prazo (15, 20 anos), Luiz ressalta o levantamento das tendências na área de controle de tráfego aéreo e enfatiza a capacidade essencial de enxergar à diante, de quase “adivinhar” o futuro. E do quanto isso é complexo quando as variantes não raro independem da vontade dos envolvidos no projeto em questão (vetores de ordem social, econômica, política...).
“A importância do planejamento, da projeção do futuro, deve ser calcada não somente em dados do passado, uma vez que as conjunturas se modificam com o passar do tempo”, destaca.
Pensar estrategicamente, como bem colocou Luiz citando um famoso jogador de xadrez, é pensar sobre questões complexas e delicadas num momento onde não necessariamente carecemos de estratégia. Pois pensar em soluções em momentos de crise, é do âmbito da tática.
Fechando a palestra sobre PBA, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro José Alves Candez Neto, ressaltou a importância da colaboração de todos os participantes no levantamento desses dados, indicadores e cenários que contribuirão significativamente para o planejamento do controle de tráfego aéreo nesses anos futuros. “A Navegação Baseada em Performance está evoluindo cada vez mais, por isso a importância de se trabalhar, na gestão de projetos, com o desempenho. Não podemos chegar lá na frente, daqui a dez anos, e sofrer com a falta de qualidade nos órgãos de Controle de Tráfego Aéreo”, comentou o Brigadeiro Candez.
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br