Notícias

Setor Aéreo anuncia Operação Fim de Ano

publicado: 14/12/2012 09:23

 




Uma coletiva, realizada no dia 10 de dezembro, informou à imprensa as ações do setor aéreo para o final do ano. O anúncio da "Operação Fim de Ano" foi feito pelo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt em conjunto com o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Marcelo Guaranys, o chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale.


 

“Estamos preparando atuação conjunta para que possamos funcionar de maneira estruturada e organizada. É uma garantia de que teremos um final de ano com atendimento de qualidade para a população”, esclareceu o ministro.

Este ano, a ANAC vai fiscalizar 12 aeroportos: Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas e Guarulhos (SP), Brasília (DF), Viracopos (SP), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).

São esperados 25,7 milhões de passageiros nos 63 aeroportos da Infraero entre os meses de alta temporada. Somente em dezembro, serão 17,4 milhões de pessoas viajando pelo Brasil, o que representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Estarão envolvidos na Operação 290 servidores da ANAC. Por outro lado, a Infraero aumentará em 55% os funcionários identificados com coletes amarelos da campanha “Posso Ajudar?”.  Serão 363 servidores circulando pelos saguões para auxiliar os passageiros e os usuários no esclarecimento de dúvidas.

O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Eduardo Sanovicz, fez algumas recomendações com o objetivo de agilizar o atendimento nos guichês das companhias aéreas. Quando possível, o check-in deve ser realizado previamente pela Internet ou nos totens de autoatendimento.

Também é preciso atenção quanto à documentação necessária para o embarque, principalmente, quando se tratar de menores de idade. Por fim, Sanovicz fez uma ressalva para que os passageiros estejam atentos e utilizem suas malas dentro do peso permitido.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Gisele Bastos - Jornalista 
Fotos: Luiz Eduardo Perez