Notícias

Aeroportos brasileiros registram recorde de movimentos em julho

Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, apresentou um aumento de 100% nesse período


publicado: 09/08/2024 09:27

 




 

Com o período das férias, os principais aeroportos brasileiros registraram recorde de movimentos, totalizando 202.698 operações no mês de julho. Esse número representa um crescimento de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023.

Os dados são do Relatório Comparativo de 50 principais aeródromos do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), unidade do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, responsável por gerenciar o fluxo de movimentos aéreos do País.

Em relação à aviação comercial internacional, no período analisado de 31 dias foram registrados 12.719 movimentos aéreos, 2.104 a mais do que foi registrado no mesmo período do ano passado, o que representa um crescimento de 19,8%, refletindo um aumento significativo da demanda durante o período de férias.

Por outro lado, embora tenha apresentado um aumento nas movimentações característico do mês de férias em relação aos meses anteriores, a aviação comercial doméstica registrou uma queda de 1,4% em comparação ao mesmo período de 2023. Destaques dos principais aeroportos em julho de 2024

Destaques dos principais aeroportos em julho de 2024

Vários aeroportos superaram suas performances em relação ao mesmo mês de 2023, como o Aeroporto Internacional do Galeão (RJ) à frente, apresentando um relevante aumento de 100,2%. Outros aeroportos como Confins (MG), Guarulhos (SP), Brasília (BR) e Salvador (BA), também tiveram resultados notáveis.

O Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo contém informações relativas às operações nos principais aeródromos nacionais, tendências e suas principais características. Tem como objetivo medir, investigar e informar sobre as atividades operacionais executadas para o desenvolvimento das melhores práticas e lições aprendidas que auxiliam na melhoria dos processos e decisões do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

“Os dados estatísticos possibilitam a identificação de tendências ou de períodos de maior ou menor fluxo de aeronaves. É também um instrumento fundamental para identificar as necessidades e contribuir para o avanço da infraestrutura aeroportuária brasileira”, explica o Comandante do CGNA, Coronel Aviador Marcelo Franklin Rodrigues.

A versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo pode ser acessada pelo Site Performance SISCEAB.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel e Luiz Perez
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues