Notícias

Aeroporto Internacional do Galeão registra aumento de 78% nas operações em fevereiro

Dados são do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea


publicado: 19/03/2024 10:48

 




O Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, registrou aumento de 78,6% de movimentos aéreos no mês de fevereiro. Em 29 dias foram contabilizadas 8.410 operações, dados que o projetaram para a 5ª posição no ranking nacional de movimentos. As informações são do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo desenvolvido pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).

 

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), unidade subordinada ao Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), é responsável por manter todo o aparato técnico disponível de maneira que os pousos de decolagens aconteçam sem intercorrências no local.

Ainda segundo o documento, o crescimento substancial de movimentos no Galeão é atribuído principalmente pela realocação estratégica de voos do Aeroporto Santos Dumont (RJ), gerando o retorno de rotas anteriormente suspensas e um aumento na frequência de voos. Com isso, o Santos Dumont ocupou a 10ª posição no ranking, após enfrentar uma redução considerável de quase 50% em seus movimentos.

O total de movimentos nos 100 aeródromos analisados atingiu 211.819 registros no mês de fevereiro, o que representa um crescimento de 2,4%, quando comparado ao mesmo mês do ano de 2023. Já a Aviação Comercial Internacional, outro destaque do mês, registrou 11.641 movimentos, atingindo o crescimento de 25,3% se comparado aos registros do mês de fevereiro do ano anterior.

Clique aqui e confira a versão completa do Relatório Comparativo de Tráfego Aéreo

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Luiz Perez e CGNA
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues