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Aeronáutica volta a realizar operações simultâneas independentes em Brasília

publicado: 21/07/2016 16:14

 




Por volta das 8 da manhã desta segunda-feira (18/07) duas aeronaves pousaram simultaneamente nas pistas do Aeroporto Internacional de Brasília. O procedimento deu início às operações simultâneas independentes para aterrissagem, coordenadas pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) e divulgadas durante coletiva de imprensa promovida pela Aeronáutica na capital federal. Com isso, o aeroporto passa a ser o único terminal aéreo da América do Sul a realizar o procedimento já adotado em outras cidades do mundo como Boston, Barcelona, São Francisco e Hong Kong.

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“A grande vantagem é que a gente consegue aumentar o fluxo de aeronaves que se aproximam do aeroporto. Isso aí traz uma redução nas filas de aeronaves na aproximação, a diminuição da emissão de gás carbônico e também reduz a complexidade do controle de tráfego aéreo”, destaca o Chefe do CINDACTA I, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira. Além desses benefícios, os usuários também ganharão com a agilidade na chegada das aeronaves já que a capacidade de movimentos aéreos no aeroporto passou de 62 por hora para 80.

Segurança das operações - As operações de pistas simultâneas seguem os padrões de segurança preconizados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) e passaram por estudos dos órgãos relacionados ao espaço aéreo. “Para realizar esse tipo de procedimentos são exigidas regras rígidas de segurança e que não são tão simples de ser atingidas”, explica o Chefe do Controle de Aproximação da Terminal Brasília (APP-BR), Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Cleveton Luciano Grings. A estrutura do aeroporto brasiliense possui as características necessárias para realizar o procedimento como a distância entre as pistas, que é de 1,8km - 500 metros a mais de separação que o exigido pela OACI.

Cerca de 50 controladores de tráfego aéreo passaram por treinamentos no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) em São José dos Campos (SP). Os militares realizaram atividades em simuladores programados para apresentar as mais diversas situações entre as mais simples até as mais complexas. “Houve um grande investimento no treinamento dos controladores. Eles fizeram todos os procedimentos de contingência possíveis para que estivéssemos preparados para o início dessas operações garantindo a segurança de quem esteja operando no aeroporto de Brasília”, destacou o Brigadeiro Gustavo

Uma das mudanças adotadas para evitar incidentes é que agora cada pista do aeroporto possui uma carta de procedimento diferente da outra. A Torre de Controle do terminal se dividiu em duas equipes, como se dois aeroportos estivessem sendo controlados ao mesmo tempo. Uma equipe é responsável pela pista Norte e outra pela pista Sul.

Retorno das operações simultâneas - O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), órgão ligado ao Comando da Aeronáutica, trabalha há três anos para a realização das operações paralelas simultâneas independentes das pistas do aeroporto de Brasília. Em 12 de novembro de 2015, a operação de decolagens simultâneas independentes entrou em vigor, mas foi suspensa em 04 de março de 2016.

Após estudar os relatos dos voos, o CINDACTA I refez todas as análises de risco necessárias para retomar as operações. Primeiro, serão realizados os pousos simultâneos durante o dia e em condições visuais. Posteriormente os procedimentos passarão a ser realizados também por instrumentos.

 Agência FAB - Ten Evellyn Abelha