Notícias

Última versão do Sagitário começa a operar no CINDACTA III

publicado: 28/01/2014 10:45

 




Entrou em operação no Centro de Controle de Área de Recife (ACC-RE) do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III),  dia 20 de janeiro, a última versão do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional – o software SAGITARIO versão 2.1.

Com a presença de autoridades do CINDACTA III, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), responsável pela especificação técnica e pela fiscalização do contrato (desenvolvimento do sistema e sua implantação), e da empresa Atech Negócios em Tecnologia, responsável pelo desenvolvimento do Sagitario, um chaveamento substituiu a versão 1.2 do programa – que ao entrar em operação ocupou o lugar do software de Controle de Tráfego Aéreo X-4000.

De acordo com a CISCEA, este sistema incorpora toda a inteligência associada ao controle de tráfego aéreo brasileiro e é resultante de esforços despendidos estrategicamente pelo Comando da Aeronáutica, com o objetivo de obter e manter uma solução técnica nacional, assim como a otimização dos custos na realização de melhorias e na modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Compatível tecnicamente com todos os demais sistemas implantados no SISCEAB, o Sagitario 2.1 é uma reposta às reivindicações de seus usuários em consonância a estudos realizados por instituições de renome internacional como a EUROCONTROL.

O Sagitario 2.1 traz diversas facilidades aos seus usuários, tais como :

- agiliza a execução das atividades de rotina;

- produz novos alertas e avisos automáticos emitidos pelo sistema (o que aumenta significativamente a segurança do controle do fluxo de tráfego aéreo);

- produz etiquetas inteligentes;

- produz multicamadas;

- permite o uso do mouse e esquema de cores para operação do sistema em ambiente claro.

[slideshow id=207]

O primeiro CINDACTA a receber a versão 2.1 do Sagitario foi o CINDACTA II, em Curitiba, que o implantou no seu ACC-CW. No entanto, o ACC-RE recebeu a versão mais atualizada, da família 2.1, de acordo com informações do engenheiro Fabio Espínola, da CISCEA.

“O primeiro Centro que terá a infraestrutura completa do Sagitario e a ativação de 90% das funcionalidades do sistema será o Centro de Controle de Área Amazônico (ACC-AZ)”, declarou o engenheiro Bruno Castro, também da CISCEA.

“Os demais ACCs estão em processo de instalação dessa mesma infraestrutura”, prossegue Bruno. A ativação dos demais 10% de funcionalidades do software, dependem, por exemplo, da implantação a nível nacional de sensores como ADS-B e Multilateração e de decisões Operacionais da utilização do CPDLC (Comunicação via DataLink entre Controlador e Piloto) em área territorial e não somente no Atlântico.

Antes da Copa do Mundo de 2014 , serão quatro ACCs em operação com o Sagitario 2.1 controlando todo o território nacional.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Reportagem: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br
Fotos: Luiz Perez (RJ 201930 RF) - perezlepb@decea.gov.br