Notícias

A realidade do Nexo

publicado: 12/09/2014 14:51

 




Mais que controlar, a meta é gerenciar. E, para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o conceito de gerenciamento passa pelo conceito de integração – como bem se vê nos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, os CINDACTA.


a-realidade-do-nexo-1


 Em perfeita consonância com esta ideia de harmonização, nasceu, em 2007, o Sistema de Gerenciamento de Projetos e Gestão Administrativa – Nexo.


O desenvolvimento do Nexo teve início através de um contrato entre a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) com a Fundação COPPETEC (Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos). No ano seguinte o Sistema já estava implantado na Comissão, sendo realizada a sua Manutenção Evolutiva ao longo de 2009.


Aplicativo de suporte físico e lógico à gestão física e financeira de projetos e atividades, o Sistema Nexo é composto de dois módulos operacionais principais: um voltado para a Gerência de Projetos (GP), envolvendo a gestão física de programas, projetos e atividades; e outro voltado para a Gerência Administrativa (GA), envolvendo gestão dos fatos e instrumentos administrativos e financeiros em apoio aos projetos e atividades.


Dentre os principais benefícios propiciados pelo sistema estão:


- reduzir os tempos de resposta a consultas;


- ampliar a transparência e a visibilidade dos processos;


- ampliar a comunicação e a coordenação organizacional;


- padronizar processos e unificar ferramentas de gestão;


- reduzir conflitos pro efeito da mútua compreensão de necessidades e dificuldades;


- monitorar a execução das ações planejadas e o desempenho das partes responsáveis; e


- ampliar a capacidade de prever e reagir aos óbices.


Foi em 2010 que, por determinação do Diretor-Geral, se deu a adoção do Nexo como Sistema de Gestão das Organizações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).


Nos três anos seguintes, de 2011 a 2013, foram realizadas diversas ações no sentido de implantar, desenvolver e aprimorar o Sistema, como a implantação da versão Multiorganizações, treinamento de usuários dos módulos de Gerência de Projetos e de Gerência Administrativa e, em paralelo e como consequência natural deste grande processo, ainda num contrato com a COPPETEC, a continuação da manutenção evolutiva do sistema e o desenvolvimento do SISPLOG (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Gestão) a partir do Nexo, começando pelo desenvolvimento dos módulos Conta Corrente e Relatório Diário.


O trabalho não para. Ao longo deste ano de 2014, testemunhamos a arrancada para o uso pleno do Nexo pelas Organizações, a adequação do mesmo para a Gerência de Programas, e muitos outros avanços, com destaque para a importação de dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) e do Plano Setorial do DECEA (PLANSET), armazenados no banco de dados do sistema FIP Eletrônica, que será desativado quando o módulo de Planejamento do SISPLOG tiver sido concluído.


Base de todo e qualquer projeto desenvolvido para apoiar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), planejamento é, de fato, uma das condições básicas para o sucesso de um empreendimento. E não poderia ser diferente com o Nexo e seu estado futuro, o SISPLOG, cuja forma completa inicial será atingida ao final de 2015, prosseguindo-se com o aperfeiçoamento contínuo do sistema, a fim de atender com crescente eficácia as necessidades da Administração e satisfazer as expectativas de seus usuários.


Na 1ª Reunião dos Usuários do Sistema Nexo, realizada entre os dias 26 a 28 de agosto no auditório do DECEA, o intercâmbio de experiências entre os usuários do sistema facilitou em muito a compreensão da sua utilização, bem como o levantamento de óbices a serem sanados para que o aplicativo esteja em pleno uso em todas as unidades do DECEA a partir de 1º de janeiro de 2015.


Ao abrir a reunião, o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, destacou sua felicidade em poder “participar deste marco para a administração do DECEA”.


O Brigadeiro Aquino lembrou que o Nexo nasceu na CISCEA dentro da necessidade de uma ferramenta de controle de projetos, capitaneado inicialmente pelo Consultor da Assessoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (APLOG), Jurandyr Fonseca, juntamente com uma equipe altamente gabaritada para a execução deste complexo projeto.


“Tínhamos uma enorme necessidade de integrar as ferramentas num só sistema para controlar administrativamente todos os processos”, comenta o Brigadeiro, “Assim, o Nexo é uma ferramenta poderosa de controle, que fornece instrumentos para o administrador trabalhar. O Nexo não visa ‘tomar conta’ dos responsáveis pelos projetos e processos e, sim, auxiliá-los na condução das atividades, trazendo diversas facilidades”.


O Brigadeiro reconheceu as peculiaridades de cada unidade do DECEA e enfatizou que todas elas serão plenamente comportadas dentro do Nexo e que a integração será orgânica e muito positiva.


“O início pode ser difícil. Mas depois que percebermos que além de andar poderemos correr, não iremos mais querer parar”, concluiu o Brigadeiro Aquino.


O Consultor da APLOG e Gerente do Projeto LOG07.001, Jurandyr Fonseca coordenou e mediou a reunião para cerca de 50 pessoas e, no encerramento, observou que, do mesmo modo que o SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional) e o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) atendem a área operacional, e o SILOMS (Sistema Integrado de Logística de Materiais e de Serviços) a área técnica, o Nexo/SISPLOG apresenta-se agora como agora a ferramenta informatizada da área administrativa.


“A partir do uso do Nexo, os usuários vão percebendo suas necessidades, verificando o que falta em recursos. Ou seja, o Nexo vai se aprimorando através das necessidades apresentadas pelos usuários. A ferramenta será aperfeiçoada com a utilização”, comentou Jurandyr.


Vale ressaltar os diversos treinamentos realizados, inclusive por iniciativa das próprias Unidades, e os tutoriais que estão sendo produzidos pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (CINDACTA I), de Brasília, e que serão progressivamente disponibilizados no portal do Nexo/SISPLOG.


O sucesso do encontro foi pleno, como indica o depoimento de Márcia Marra, da CISCEA.


“Gostaria de aproveitar a oportunidade para deixar registrada a importância do evento para todos nós. Trata-se de um sistema em evolução e de grande relevância para o nosso dia a dia. Gostaria de parabenizar toda a equipe, pois tenho ciência do volume de trabalho. Implantar e desenvolver sistemas em ambientes multidisciplinares com recursos humanos diferenciados, não é tarefa simples”, comentou Márcia.


Fechando a reunião, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves, lembrou que “a partir de 1º de janeiro de 2015 entraremos padronizados nessa operação, como uma orquestra sinfônica, todos em sintonia”.


“Peço que, até lá, os senhores multipliquem em suas Organizações essas informações aqui obtidas. Temos quatro meses para treinar e interagir e precisamos saber como trabalhar no
Sistema”, concluiu o Vice-Diretor, ressaltando que o efetivo pode contar com a infraestrutura que tem à disposição para desenvolver bem as ferramentas para o sucesso do Sistema.


Assessoria de Comunicação Social /DECEA (FSDTP)
Texto: Telma Penteado – jornalista (Contato-Imprensa)
Fotos: Luiz Perez, Fabio Maciel, 2S Pantoja (ICA) e Jurandyr


Assunto(s): CISCEA APLOG NEXO