Notícia Destaque

Implantação da tecnologia BIM na elaboração de projetos é tema de workshop da CISCEA

publicado: 10/08/2018 14:28

 




A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) promoveu um workshop para apresentar os objetivos, as metas e as estratégias adotadas pela organização para implantação do BIM (do inglês, Building Information Modelling), na elaboração de seus projetos.

O evento, realizado no dia 09 de agosto, no auditório do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro (RJ), reuniu profissionais das Divisões Técnica, de Infraestrutura, de Tecnologia da Informação e da Assessoria de Gestão da Qualidade da CISCEA e, além de representante do Instituto Militar de Engenharia (IME) do Exército Brasileiro.

O BIM, em português, Modelagem da Informação da Construção, é um processo que envolve a criação e utilização de um modelo, capaz de gerar informações referentes às decisões do projeto. Ele auxilia o profissional a projetar, construir e manter construções durante sua vida útil com maior qualidade e eficiência.

De acordo com o chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, Major Aviador Wallace Gonçalves Teixeira, a principal finalidade do encontro foi de esclarecer os caminhos a serem trilhados, a fim de ter êxito na implantação do BIM na Comissão e, consequentemente, no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Estamos fazendo um investimento que trará grandes benefícios para a Força Aérea Brasileira”, afirmou o oficial.

O gerente do Projeto BIM, Tenente Engenheiro Rogério José de Abreu, destacou a parceria com as profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná, para promover a capacitação do Grupo de Trabalho (GT) BIM da CISCEA. “Elas irão implantar as Provas de Conceito (POC) nas áreas de projeto, gestão de ativos e obras e, após dois anos, a plataforma será implementada no desenvolvimento dessas áreas na organização”.

Durante o evento, as palestrantes esclareceram as fases do plano de implantação, a concepção do projeto, além de abordarem o processo de tomada de decisão colaborativa. O coordenador do GT, Carlos Alexandre Dias, ressaltou que a adoção da plataforma irá trazer importantes benefícios para a CISCEA: “Terá redução de erros e de desperdícios, facilitação na especificação e na orçamentação da obra, além de maior precisão no levantamento de quantitativos”.

“O BIM pode ser considerado uma inovação muito complexa e exige, de fato, uma boa preparação, estudo e prática pela organização. Nós estamos aqui para ajudar nesse processo”, mencionou a arquiteta e gestora do SENAI, Jéssica Custódio, durante o evento.

O Major Engenheiro Giuseppe Miceli Junior, do IME, comentou que no dia 17 de maio de 2018, o presidente da República, Michel Temer, assinou um decreto que tem a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento da tecnologia, além de incentivar seu uso em âmbito nacional. “É um passo que todas as organizações devem tomar e é muito importante para a CISCEA implantar os procedimentos do processo BIM em suas atividades, pois trará grandes benefícios para o controle do tráfego aéreo brasileiro”, apontou o Major Giuseppe, doutorando em Engenharia de Defesa.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes - Jornalista
Fotos: Fábio Maciel


Assunto(s): CISCEA DECEA BIM