Notícias

3º Encontro Regional Trainair Plus para padronização de Preparadores de Cursos e Instrutores

publicado: 16/10/2014 11:21

 




Aconteceu, entre os dias 24 e 26 de setembro, a 3ª Reunião Regional para Padronização de Preparadores e Instrutores TRAINAIR PLUS no Brasil. Coube ao Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) coordenar o referido evento, que teve lugar no Centro de Convenções do Hotel 14 Bis, em São José dos Campos (SP).



Nestes três dias, foram apresentadas diversas palestras sobre as atividades desenvolvidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) em consonância com os mais diversos Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC).

Tais apresentações foram seguidas de Brain Storms nos quais foram discutidas e apresentadas propostas de melhorias na eficiência dos processos que envolvem as atividades de desenvolvimento e instrução baseadas na Metodologia TRAINAIR PLUS.

O evento foi declarado aberto pelo Coronel Aviador Frederico José Moretti da Silveira, representante do Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, que, em conjunto com o Diretor do ICEA, Coronel Aviador Ivan Betocchi Batalha Dittz, e com os representantes do Programa TRAINAIR PLUS na OACI, Diego Martinez e Mekki Lahlou, que deram as boas vindas aos participantes das mais diversas nacionalidades e apresentaram as propostas de abordagem a serem desenvolvidas na Reunião.

Ao final desses três dias, os assuntos discutidos foram sintetizados numa apresentação final, na qual o Diego Martinez mostrou-se bastante satisfeito com os resultados obtidos. Tais recomendações serão reunidas com os resultados dos dois primeiros encontros, que aconteceram em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e em Hyderabad (Índia), visando a implantação de melhores práticas, a superação de desafios e a identificação de oportunidades para a melhoria nos resultados dos treinamentos em nível global.

Participaram, além de diversos representantes dos CIAC, importantes setores da aviação brasileira, tais como EMBRAER, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Centros Educacionais voltados à formação de tripulantes civis do Brasil e de outras nações envolvidas.

A importância dessa aproximação reflete-se na melhoria contínua dos processos de ensino baseados em competências, proposta fundamental do Programa TRAINAIR PLUS.

Como forma de estreitar os laços entre os mais diversos setores da aviação mundial, foi oferecido um jantar, com apresentação da Banda de Música do GIA-SJ (Grupamento de Infraestrutura Aeronáutica de São José dos Campos) e um city tour na cidade de São Paulo para os participantes do evento, que se demonstraram bastante satisfeitos com a acolhida e receptividade do povo brasileiro. Esses fatores contribuíram para reforçar a necessidade de se estabelecer e manter um contato mais efetivo entre os diversos elos do Programa TRAINAIR PLUS, contribuindo desta forma com a manutenção da padronização dos processos afetos à Metodologia.

O Instituto de Controle do Espaço Aéreo demonstrou estar afinado com as diretrizes do Programa e recebeu diversos elogios dos principais representantes da OACI, reforçando os pilares do Programa TRAINAIR PLUS no Brasil.

Fonte: ICEA
Revisão: Telma Penteado – jornalista (Contato-Imprensa)

 

 


Assunto(s): ICEA DECEA Trainair Plus