Notícias

22 de abril: Controladores saúdam Pilotos da Aviação de Caça!

publicado: 20/04/2016 17:38

 




22 de abril de 1945. As potências do eixo eram sitiadas pelos aliados em toda Europa. Os russos chegavam à Berlim. O governo japonês começava a desfalecer, mas a batalha no Pacífico ainda iria se estender por alguns meses.

Na Itália, a Força Expedicionária Brasileira (FEB), criada pelo Governo Vargas à ocasião da declaração de guerra ao Eixo, em agosto de 42, ainda se via em meio à crueldade da guerra, nas investidas e incursões diárias por terra e ar ao norte italiano, para o afixamento derradeiro das guarnições nazistas da região.


Naquela manhã, os campos da Toscana, cúmplices da intensa mobilização diária dos militares do 1º Grupo de Aviação de Caça (Senta a Pua!) numa Base Aérea em Pizza, testemunhariam aquele que seria o “Dia D” da aviação militar brasileira.

Um conjunto de 11 missões com 44 investidas aéreas no território inimigo. Essa operação imobilizaria 97 transportes a motor, 35 veículos à tração animal, um parque de viaturas e 14 edifícios ocupados pelos nazistas no Norte da Itália. Um esforço sobre-humano dos remanescentes da FEB nos últimos suspiros da Segunda Guerra, que se revelaria de importância capital para o posterior colapso nazista no local.

Mais de 70 anos depois, muitos desses combatentes não estão mais entre nós. Mas seus esforços refletem-se na vitalidade dos esquadrões de caça do País que, desde então, a cada 22 de abril celebram esta como sua data.




Assista ao vídeo acima, produzido pela Assessoria de Comunicação Social do DECEA, para conhecer um pouco mais sobre as ações de interceptação de caças da Força Aérea Brasileira a aeronaves em voos ilícitos  e, de quebra, compreender a importância da participação dos controladores, alocados nos Centros de Operações Militares (COpM) dos CINDACTAS, para o sucesso dessas ações.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - Jornalista