Notícias

2º/1º GCC sedia a Força Aérea Combinada 106 na Operação Ágata II

publicado: 23/09/2011 13:41

 





Começou no sul do Brasil a segunda fase da Operação Ágata, lançada pelos Ministérios da Defesa e da Justiça para combater atividades ilegais na região de fronteira.









Na sede do Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2º/1º GCC - Esquadrão Aranha) está operando o Quartel General da Força Aérea Combinada 106. 


Alguns militares do Esquadrão Aranha estão deslocados para outras cidades e participam da Operação. Enquanto isso, a sede do 2º/1º GCC apoia a Força Aérea Componente (FAC 106) - comandada pelo Major-Brigadeiro-do-Ar Flávio dos Santos Chaves, também Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (COMAR V) - na área de  Comunicações e Controle (C2) com videoconferências e apresentação da síntese do tráfego de comunicações com informações aéreas.









A Ágata 2 caracteriza-se por ser uma operação interagências e conta com o apoio de 2 mil agentes policiais e homens e mulheres da Força Nacional de Segurança e integra o Plano Estratégico de Fronteiras (PEF), lançado em junho pela presidente Dilma Rousseff e coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), órgão do Ministério da Defesa. A operação, que ocorre na região da fronteira Sul e Centro-Oeste do Brasil, inclui os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.









A ação em campo, primeira fase, teve início no dia 16 de setembro, com o emprego de oito mil militares. O dispositivo aéreo emprega cerca de 40 aviões e helicópteros (de caça, transporte, radar e reconhecimento) das três Forças e uma aeronave remotamente pilotada (mais conhecida como Vant).


Estão sendo realizados vários tipos de treinamento e os principais destaques são a mobilização realizada por meio terrestre, a participação das Unidades Celulares de Intendência (UCI) e os novos sensores de reconhecimento que são usados para identificar alvos.