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Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica

publicado: 14/05/2020 19:00

 




Ao comemorarmos o 67º aniversário do Serviço de Informação Aeronáutica (AIS) somos conduzidos ao dia 15 de maio de 1953, quando a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) adotou, em conformidade com as disposições do Artigo 37 da Convenção de Chicago, os Padrões e as Práticas Recomendadas relativos ao AIS, em prol da segurança da navegação aérea mundial.

Desde então, impulsionado pelo advento de novas tecnologias e procedimentos, pela constante evolução da navegação aérea e pela remodelagem do gerenciamento de tráfego aéreo global, o AIS vem sendo enaltecido como fator imprescindível para as operações de voo, fazendo com que atenda cada vez mais e melhor as necessidades contemporâneas e futuras.

Esse serviço, parte fundamental do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), sob os auspícios do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), trilha um caminho estratégico, com visão prospectiva para o horizonte idealizado pela OACI.

Atualmente, o conceito de Gestão da Informação Aeronáutica (AIM) representa a visão da OACI quanto à origem, gestão, compartilhamento e integração em tempo real da informação aeronáutica digital entre todos os membros da Comunidade ATM, de forma segura, regular e eficiente, observando-se os princípios de economicidade e de sustentabilidade ambiental.

Fundamentado nesse conceito, o AIS brasileiro, alicerçado numa progressiva transição, modificou a sua metodologia de trabalho, substituindo o foco nos produtos AIS pelo foco no dado, na qualidade e na confiabilidade da informação.

As novas demandas advindas da concepção AIM estimularam a implementação de medidas reguladoras para o gerenciamento eficaz da informação aeronáutica no escopo das novas tecnologias, aliando conceitos-chave como conhecimento, treinamento, ferramentas e sistemas. Nesse contexto, normas foram editadas e reeditadas, houve aperfeiçoamento da capacitação dos Especialistas AIS e atualização das plataformas digitais, tais como AERODB (Banco de Dados Aeronáutico Central), EFB (Electronic Flight Bag), SDIA (Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica) e AISWEB.

Para atender às premissas do novo cenário e adequar a prestação do AIS aos procedimentos ora adotados, foram reestruturadas as respectivas Subdivisões AIS do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), que passaram a ser denominadas “Subdivisão de Gestão de Informação Aeronáutica”. Nessa ótica, foi preciso intensificar a gestão da qualidade, os processos e os treinamentos nas atividades cotidianas do AIS no ICA, visando estabelecer o Instituto como fonte única de expedição de produtos AIS para o SISCEAB, assim como consolidar o CGNA na posição de órgão centralizador da prestação do serviço de recepção, validação e processamento dos planos de voos apresentados, além do tratamento das mensagens ATS relacionadas.

Dentre os mais recentes feitos alcançados, destacam-se: a efetivação da AIC N07/20, que divulga, como módulo do FPL-BR, o aplicativo EFB, o qual disponibiliza a consulta de Publicações Aeronáuticas em formato digital; e a elaboração das CIRCEA 53-3 e CIRCEA 53-4, que viabilizam, respectivamente, os processos de capacitação operacional de Supervisor e Operador de Centro de Informação Aeronáutica (C-AIS) e de AIM. Todos esses empreendimentos têm sido orquestrados de forma a garantir o nível máximo de rastreabilidade, precisão, feedback ao usuário e, principalmente, confiabilidade do dado aeronáutico.

O ano de 2020 apresenta-se como um desafio para o AIS, exigindo empenho para que o projeto de Centralização de Plano de Voo se torne uma realidade operacional, com os C-AIS consolidados, profissionais devidamente capacitados e sistemas (software e hardware), de fato, integrados, de forma a superar as possíveis contingências.

Companheiros AIS, neste 15 de maio de 2020, Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica, externamos nossas congratulações e nosso orgulho a todos vocês, concitando-os a permanecer no virtuoso caminho do exercício de seu papel fundamental, em prol da prestação de um serviço cada vez mais fidedigno, e a refletir sobre a constante necessidade de quebra de paradigmas, como forma de assegurar o contínuo reconhecimento de toda a comunidade aeronáutica.

Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues Diretor-Geral do DECEA