Notícia Destaque

1º GCC realiza primeira missão de mobilidade com o KC-390 Millennium

publicado: 15/06/2020 15:07

 




O Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4°/1° GCC), sediado na Ala 4 (Santa Maria-RS), realizou, nos dias 9 a 11 de junho, o deslocamento do sistema radar TPS-B34, em missão de apoio ao provimento de visualização radar de área de interesse da Defesa Aeroespacial e do Controle de Tráfego Aéreo Brasileiros.

Para a realização do transporte do radar transportável TPS-B34 do Esquadrão Mangrulho foi empregada a aeronave KC-390 Millennium, pertencente ao 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Esquadrão Zeus. A aeronave de transporte aéreo logístico possui uma rampa especial, a qual facilita o processo de locomoção e carregamento dos equipamentos, além de maior agilidade na mobilidade de todo o sistema.

O 4°/1° GCC, esquadrão subordinado ao Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC), responsável pela missão, realizou também o transporte terrestre de outros equipamentos, cumprindo a sua função primordial de instalar e operar um Centro Diretor Aerotático (CDAT) deslocado. Será a primeira vez em que um esquadrão do 1° GCC utilizará a nova torre do sistema TPS-B34 em terreno não preparado, proporcionando ainda maior capacidade de emprego de seus meios.

“O 1° GTT e o 1° GCC trabalham, pela primeira vez, juntos em uma missão de mobilidade, para o deslocamento de um sistema radar, principalmente, devido às características de flexibilidade e rapidez na mobilização proporcionada pelo KC-390 Millennium”, destacou o comandante do 1° GTT, Tenente-Coronel Aviador Luiz Fernando Rezende Ferraz, ex-comandante do Esquadrão Mangrulho.

O sistema radar TPS-B34 do 4º/1º GCC possui capacidades de Guerra Eletrônica e altimetria 3D, pronto para o emprego em qualquer região do Brasil. Nesse contexto, o TPS-B34 e o KC-390 Millennium promovem nesse deslocamento a demonstração da capacidade para o cumprimento da missão da Força Aérea Brasileira (FAB) de controlar, defender e integrar.

“A utilização do sistema radar TPS-B34 é de extrema importância para garantir a segurança e defesa do espaço aéreo brasileiro. Evidenciamos também a eficiência e dinâmica dos esquadrões subordinados ao 1° GCC, nas missões de deslocamento, uma data histórica para a FAB, comprovando sua capacidade de pronta-resposta e mobilidade de seus meios”, afirmou o comandante do 1° GCC, Tenente-Coronel Aviador Oscar Vinícius Pisco Rocha da Silva

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: 1º GCC
Edição: Denise Fontes


Assunto(s): 1º/1º GCC