Notícia Destaque

1º GCC apoia Exercício Operacional de Busca e Salvamento EXOP Carranca

O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle ficou responsável pela montagem da estrutura operacional do Exercício.


publicado: 03/05/2022 20:06

 




A Força Aérea Brasileira (FAB) conta com o trabalho do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) no apoio ao Exercício Operacional de Busca e Salvamento EXOP Carranca. O 1º GCC ficou responsável pela montagem da estrutura operacional do Exercício, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina.

A operação logística realizada pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC – Esquadrão Profeta), Unidade subordinada ao 1º GCC, teve início no dia 14 de abril, quando uma aeronave KC-390 levou oito toneladas de equipamentos necessários para Florianópolis (SC).

A mobilização começou cedo com um planejamento detalhado de todas as necessidades dos integrantes do Exercício. No que diz respeito às comunicações, por exemplo, todos os enlaces e conexões, desde um telefonema até um link de internet, os suportes de energia elétrica, ou mesmo a seleção de pessoal especializado para a manutenção dessas facilidades, foram fornecidos pelo Grupo.

O Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Diego Ilvo Hennig, falou sobre a participação da Unidade no EXOP Carranca. "É mais uma oportunidade do Grupo empregar seus meios e militares a fim de fornecer o serviço de comunicações, comando e controle a todas as tripulações envolvidas e à Direção do Exercício (DIREX)”, disse.

Durante o EXOP Carranca estão ativados dois Subcentros de Salvamento, alocados em um shelter montado pelo 1° GCC, e funcionam concomitantemente ao planejamento e à coordenação das missões de Busca e Salvamento atendendo à demanda de voo da DIREX. “Foram deslocados diversos equipamentos, além de estrutura de apoio de modo a prover telefonia, rede intraer, computadores, rádios HF, cumprindo a missão do 1º GCC e participando desse importante treinamento de Busca e Salvamento da FAB”, acrescentou o Tenente-Coronel Hennig.

Esse tipo de operação com apoio fornecido pelo 1° GCC possibilita o treinamento das equipes para atuarem de forma independente em qualquer parte do Brasil ou do mundo, como, por exemplo, em situações de calamidade pública e desastres naturais.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)