Notícias
1º GCC: 43 anos de relevantes serviços marcados pela operacionalidade e prontidão em prol do país
A unidade é a única da FAB com expertise e pessoal especializado para o transporte e a montagem de estruturas imprescindíveis em operações de grande porte
publicado:
06/06/2025 07:15

O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle celebra, neste domingo (08/06), 43 anos de atividades. Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o 1º GCC executa um trabalho fundamental, por meio dos seus cinco Esquadrões sediados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, que tem por missão prover os meios transportáveis de comunicação, controle e alarme aerotático nos locais desprovidos ou sem equipamentos para atender às demandas operacionais.
Segundo o Comandante do 1º GCC, Major Aviador Renan dos Santos Cardozo, a unidade reafirma seu papel insubstituível como um dos pilares do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e é uma organização ímpar para a Força Aérea Brasileira (FAB). “Através da dedicação exemplar de seus militares e da constante evolução de suas capacidades técnicas e operacionais, o 1º GCC tem sido fundamental na garantia da soberania, vigilância e defesa do nosso espaço aéreo”, pontuou.
Ao longo de sua história, o 1º GCC e seus Esquadrões têm participado ativamente de várias operações e exercícios militares em diversas regiões do país, como o complexo apoio de controle e de comunicações na Reunião da Cúpula de Líderes do G20 e no Exercício Cruzeiro do Sul 2024.
Em apoio à CRUZEX, os seus Esquadrões foram responsáveis por instalar o radar de Defesa Aérea TPS-B34M em Caicó (RN), com o objetivo de monitorar em tempo real as aeronaves, garantindo operações seguras e coordenadas. Montaram também uma rede de comunicações ampliada, com antenas em pontos estratégicos do Nordeste, possibilitando enlaces via satélite para permitir a comunicação direta entre as aeronaves e os controladores de voo em Recife, além de comunicação entre as próprias aeronaves.
O 1º GCC é uma unidade versátil com grande mobilidade que apoia operações essenciais para a segurança e a eficácia do sistema de controle do espaço aéreo e do sistema de defesa aeroespacial brasileiro.
“A nossa capacidade de resposta rápida e eficaz em missões de apoio a catástrofes, como as que vimos em Brumadinho e, mais recentemente, na Região Sul do Brasil em 2024, evidencia o compromisso inabalável desse Grupo com o povo brasileiro, contribuindo diuturnamente para a segurança da nação e para o cumprimento da missão da FAB. É um legado de excelência, profissionalismo e comprometimento que nos enche de orgulho e inspira as futuras gerações”, afirmou o Major Cardozo.
Parabéns a todos os integrantes do 1º GCC por se manterem capacitados e em condições de pronto-emprego, atendendo de forma exemplar a todos os chamados da Força Aérea e do país.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Arte: Aline Prete
Revisão: Tenente Martorano