Notícias

1º GCC: 42 anos de relevantes serviços prestados ao País

Organização altamente operacional formada por profissionais capacitados e comprometidos com a sua missão


publicado: 07/06/2024 10:09

 




O Primeiro Grupo de Comunicações e Controle celebra, neste sábado (08/06), 42 anos de atividades. Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, o 1º GCC executa um trabalho fundamental, por meio dos seus cinco Esquadrões sediados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, que tem por missão prover os meios transportáveis de comunicação, controle e alarme aerotático nos locais desprovidos ou sem equipamentos para atender às demandas operacionais.

Ao longo de sua história, o 1º GCC e seus Esquadrões têm participado ativamente de várias operações e exercícios militares em diversas regiões do País, como o apoio à operação de resgate às vítimas em Brumadinho (MG), o Exercício Operacional CRUZEX e, ainda em andamento, a Operação Taquari 2, no Rio Grande do Sul.

“Flexibilidade, mobilidade, alcance, precisão e, principalmente, pronta-resposta. Isso é o que nos define e nos motiva. Seja nas operações e exercícios militares ou nas ocasiões em que a sociedade mais necessita de auxílio imediato. O 1°GCC e seus Esquadrões estão sempre atuando na instalação, operação e manutenção dos meios de detecção e comunicação transportáveis”, ressalta o Comandante do 1º GCC, Tenente-Coronel Aviador Tomaz Lopes de Araujo.

É uma Unidade versátil com grande mobilidade que apoia operações essenciais para a segurança e a eficácia do sistema de controle do espaço aéreo e do sistema de defesa aeroespacial brasileiro.

Em apoio à Operação Taquari 2, os seus Esquadrões foram responsáveis por instalar o radar de Defesa Aérea TPS-B34M, com o objetivo de ampliar o controle do tráfego aéreo do Rio Grande do Sul, afetado pelas fortes chuvas que comprometeram o funcionamento do Aeroporto de Porto Alegre.

Parabéns a todos os integrantes do 1º GCC pelos 42 anos de criação marcados por um trabalho árduo e essencial para o emprego do Poder Aéreo e que permite à FAB cumprir sua missão de Defender, Controlar e Integrar o País.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel e Luiz Eduardo Perez
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues