Notícia Destaque

Concluídos com sucesso os Cursos de Planejamento de Espaço Aéreo

publicado: 22/08/2019 07:56

 




No período de 29 de julho a 16 de agosto e de 29 de julho a 09 de agosto foram realizados, respectivamente, os primeiros Cursos ATM043 (Planejador de Espaço Aéreo) e ATM043A (Básico em Planejamento de Espaço Aéreo) abertos a participantes internos e externos ao DECEA, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP).

A realização dos cursos foi considerada um sucesso e atendeu plenamente aos objetivos definidos por seus idealizadores. Além de especialistas do DECEA (Subdepartamento de Operações, Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I, II, III e IV) e Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), também participaram dos cursos representantes de outros segmentos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), como controladores de tráfego aéreo, pilotos e autoridades aeroportuárias.



Os cursos têm objetivos semelhantes e praticamente o mesmo conteúdo. A única diferença é que o ATM043 tem uma semana a mais de duração, utilizada para a prática de elaboração de um conceito de espaço aéreo.

Nesse momento o aluno emprega as técnicas de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo (AOM) aprendidas no curso para elaborar, analisar e propor um cenário operacional novo para uma das Áreas de Terminal (TMA) nacionais.

No curso atual, a TMA utilizada como exercício foi a TMA Campo Grande. Apesar de ser apenas um ensaio, o material e os resultados obtidos podem ajudar o DECEA na preparação de um novo conceito de espaço aéreo para a TMA Campo Grande, ajudando a aperfeiçoar a circulação aérea na região.

No caso do ATM043A, o objetivo foi a capacitação básica de especialistas de outros setores e organizações do SISCEAB que participam, ou são afetados, pela implementação de conceitos de espaço aéreo no Brasil. Neste caso enquadram-se pilotos, controladores de tráfego aéreo, representantes da área de operações de setores da aviação (Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, empresas aéreas, aeroportos), e entre outros.

O Chefe da Divisão de Operações CINDACTA II, Major Marcus Luiz Pogianelo, um dos instrutores do curso, comentou os resultados alcançados: “os cursos foram realizados dentro do previsto em seus planos de unidades didáticas e demais documentos de apoio. Os alunos tiveram a oportunidade de ter um contato mais profundo com a normativa que trata do processo de desenvolvimento de conceitos de espaço aéreo e com as técnicas utilizadas para realizar o planejamento do espaço aéreo. Ficamos muito satisfeitos com os resultados e o feedback obtido dos alunos também foi excelente”.



O Chefe da Divisão de Operações do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Tenente Coronel Fernandes Júnior, Relator do Grupo Ad Hoc ATM043 do GEPEA e instrutor dos cursos, acrescentou que os cursos preencherão uma importante lacuna na atividade de planejamento do espaço aéreo.

“Estamos todos muito satisfeitos com os resultados que alcançamos. A partir de agora, poderemos contar com um profissional melhor capacitado para desempenhar a atividade de planejamento de espaço aéreo, o que irá atender de forma mais ampla e eficiente aos interesses dos nossos usuários e reduzir o tempo e o custo para as implementações de novos conceitos de espaço aéreo no SISCEAB”, disse.

Outro aspecto importante, apontado pelo militar foi a promoção de um ambiente de interação entre especialistas de vários segmentos do SISCEAB. “Isso enriqueceu muito as aulas ministradas. Os laços profissionais e networking que foram criados entre os especialistas será de grande ajuda em futuros projetos para otimização da circulação aérea. Temos muito o que comemorar nesse sentido”, completou.

Algumas oportunidades de ajustes e melhorias foram captadas durante os cursos, o que será discutido na próxima reunião do GT ATM043, a ser realizada ainda esse ano.

Outra turma com cerca de 30 alunos de várias organizações, incluindo operadores dos diversos segmentos da aviação, aeroportos, órgãos de controle de tráfego aéreo, entre outros, está prevista para ocorrer em outubro deste ano. Com isso, serão cerca de 70 novos profissionais capacitados em 2019, para auxiliar na atividade de planejamento de espaço aéreo no SISCEAB.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Fonte e Fotos: Tenente Coronel Fernandes Júnior
Edição: Gisele Bastos