Notícias

15 de maio - Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica

publicado: 14/05/2012 13:07

 




Ordem do dia do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, alusiva ao Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica:

Comemoramos, hoje, o aniversário do Serviço de Informação Aeronáutica. Essa data nos faz reviver os desafios superados e a evolução constante ocorrida nesse serviço, que é parte integrante do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Há exatos cinquenta e nove anos, no arcabouço legal da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), reconhecia-se a necessidade de serem adotadas práticas e métodos padronizados que proporcionassem um padrão de excelência ao Serviço de Informações Aeronáuticas, por meio do Anexo 15 à Convenção de Chicago.

O Brasil, como membro do Grupo 1 da OACI desde sua criação, vem participando de todos os processos evolutivos desse serviço. Hoje, o foco é a transição da distribuição da informação aeronáutica baseada em documentos impressos para o formato digital, em que se antevê a prestação desse serviço por intermédio da transferência de arquivos e de operações diretas entre bancos de dados.

Em função dos novos requisitos para o gerenciamento do tráfego aéreo e do processo de decisão colaborativa, surge o desafio de habilitar o acesso a uma base comum de informações aos provedores de serviços de navegação aérea, operadores de aeronaves, às administrações aeroportuárias, aos pilotos e despachantes de voo. Todos os envolvidos no processo terão disponíveis um conjunto de informações aeronáuticas, meteorológicas e de gerenciamento do espaço aéreo e de fluxo, distribuídas oportunamente, com qualidade e confiabilidade garantidas e em formato digital.

O desafio da transição do tradicional Serviço de Informação Aeronáutica (AIS), focado em produtos para o futuro Gerenciamento da Informação Aeronáutica (AIM), centrado em dados, será justamente aumentar a abrangência no escopo tanto das informações disponibilizadas quanto da quantidade de usuários, e suas necessidades diferenciadas.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), consciente da importância desses novos rumos, vem empenhando esforços para atingir os objetivos propostos, considerando como fatores fundamentais para o sucesso do projeto: a qualificação de recursos humanos; os ajustes da estrutura organizacional que fazem parte da regulamentação do AIS; a produção, o armazenamento e a distribuição da informação e dos dados aeronáuticos; o Sistema de Gestão de Qualidade, como forma de garantir a eficácia da estrutura organizacional, dando suporte à manutenção do nível esperado de segurança operacional; os aspectos financeiros da implementação e operação do AIM; e os sistemas automatizados que darão suporte à atividade.

Em sintonia com os anseios supracitados, no intuito de transformar todo o planejamento conceitual em realidade, foi criado o Grupo de Trabalho AIM-BR, que vem coordenando a execução das diversas atividades planejadas. Os trabalhos em execução no corrente ano pretendem consolidar a migração das informações da AIP e do ROTAER para uma nova base de dados digitais, em um banco correlacionado de informações aeronáuticas e de dados cartográficos que, mutuamente depurados, irão aprimorar os atuais níveis de integridade do serviço.

Esses produtos serão disponibilizados de forma dinâmica, habilitando os diversos usuários ao acesso personalizado à informação, oferecendo, assim, mais flexibilidade entre o Serviço AIS e o usuário final.
O atual estágio de evolução do serviço no Brasil é o reflexo da capacidade e do empenho de inúmeros homens e mulheres que desde a criação do AIS mantêm o mesmo espírito de dedicação ao usuário, provendo serviços com presteza e qualidade, atitude que denota entusiasmo e dedicação desta importante parcela da comunidade aeronáutica.

Especialistas AIS, neste 15 de maio de 2012, Dia Internacional do Serviço de Informação Aeronáutica, externamos o nosso orgulho de tê-los ao nosso lado e desejamos felicitações a todos homens e mulheres que seguem trilhando o caminho virtuoso, em busca de um padrão de serviço cada vez melhor em prol da aviação brasileira.


Ten Brig Ar MARCO AURÉLIO GONÇALVES MENDES
Diretor-Geral do DECEA


Assunto(s): AIS ordem do dia