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12ª Conferência de Navegação Aérea tem participação do DECEA
publicado:
04/12/2012 13:26
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, no período de 19 a 30 de novembro, da 12ª Conferência de Navegação Aérea, que aconteceu em Montreal, no Canadá, quando foi apresentada a mais recente versão do Plano Global de Navegação Aérea (GANP).
O evento da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) contou com a participação dos seus 191 Estados membros, além de convidados das várias organizações internacionais.
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A delegação brasileira teve como chefe o Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Diretor-Geral do DECEA) e foi composta por 27 representantes, sendo seis Delegados da representação permanente do Brasil na OACI, e outros do DECEA, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Embraer e da Atech.
A OACI atua como um fórum global para os seus Estados-Membros, buscando promover e apoiar o crescimento sustentável do transporte aéreo. Dentre outras funções que abrangem todos os aspectos da atividade da aviação civil, a OACI coopera com os seus Estados-Membros e as organizações-chave da indústria para desenvolver políticas e normas, fornecer orientações estratégicas em questões críticas, realizar auditorias e estudos e relatórios, além de buscar a capacitação alvo.
O objetivo da 12ª Conferência de Navegação Aérea foi o de obter compromisso, consenso, formular recomendações com a finalidade de alcançar a harmonização global do Sistema de Navegação Aérea para a Aviação Civil Internacional.
Os Estados-membros tiveram a oportunidade de se aglutinar em torno desses temas, definir prioridades e aperfeiçoar o caminho a seguir com base nas lições aprendidas. Foi dada consideração especial à utilização da capacidade existente com a finalidade de permitir um planejamento para a expansão dos sistemas, levando em consideração as necessidades dos usuários.
Na agenda da reunião, foram discutidas questões estratégicas para enfrentar o desafio de interoperabilidade, integração e harmonização dos sistemas de apoio ao conceito de "One Sky" para a aviação civil internacional que deriva do Conceito Operacional de Gerenciamento do Tráfego Aéreo Mundial (Doc 9854), da OACI.
Sobre o Plano de Navegação Aérea Global (GANP) foi apresentado e aprovado o quadro de planejamento global, assim como a metodologia e o conteúdo do Sistema de Planejamento e Atualização por Blocos da Aviação (ASBU). Os roteiros de Comunicações, Navegação, Vigilância, Aviônicos e Gerenciamento da Informação Aeronáutica (AIM) também foram apresentados.
Outros assuntos discutidos na reunião foram as operações de Aeródromo, o incremento de capacidade dos aeroportos e a Navegação Baseada em Performance (PBN), que é uma forma prática para melhorar o desempenho do gerenciamento do espaço aéreo com segurança e eficiência.
Foram apresentadas, ainda, as melhorias das Operações através do reforço, da organização do espaço aéreo; da sincronização de tráfego por intermédio de Operações Baseadas na Trajetória (TBO) 4D e da maior flexibilidade e eficiência nos perfis de aproximação e de saída.
Como resultado, a Conferência definiu o horizonte de planejamento para os próximos dez anos em termos que orientarão os futuros programas dos diversos grupos de trabalho no âmbito da OACI, na busca de objetivos globais comuns.
Como desdobramento natural dessa Conferência, o DECEA continuará interagindo com os Estados vizinhos para a atualização do Plano Regional de Navegação Aérea e refletindo essas modificações no Programa de Evolução ATM do DECEA (SIRIUS), com a finalidade de buscar o devido alinhamento desses Planos com o Plano de Navegação Aérea Global, que foi acordado na Conferência e que terá sua aprovação final na 38ª Assembléia da OACI, em outubro de 2013.
Maiores detalhes
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotos: Coronel Roberto Tavares Figueiredo (CERNAI)
O evento da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI) contou com a participação dos seus 191 Estados membros, além de convidados das várias organizações internacionais.
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A delegação brasileira teve como chefe o Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes (Diretor-Geral do DECEA) e foi composta por 27 representantes, sendo seis Delegados da representação permanente do Brasil na OACI, e outros do DECEA, da Secretaria de Aviação Civil (SAC), da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), da Embraer e da Atech.
A OACI atua como um fórum global para os seus Estados-Membros, buscando promover e apoiar o crescimento sustentável do transporte aéreo. Dentre outras funções que abrangem todos os aspectos da atividade da aviação civil, a OACI coopera com os seus Estados-Membros e as organizações-chave da indústria para desenvolver políticas e normas, fornecer orientações estratégicas em questões críticas, realizar auditorias e estudos e relatórios, além de buscar a capacitação alvo.
O objetivo da 12ª Conferência de Navegação Aérea foi o de obter compromisso, consenso, formular recomendações com a finalidade de alcançar a harmonização global do Sistema de Navegação Aérea para a Aviação Civil Internacional.
Os Estados-membros tiveram a oportunidade de se aglutinar em torno desses temas, definir prioridades e aperfeiçoar o caminho a seguir com base nas lições aprendidas. Foi dada consideração especial à utilização da capacidade existente com a finalidade de permitir um planejamento para a expansão dos sistemas, levando em consideração as necessidades dos usuários.
Na agenda da reunião, foram discutidas questões estratégicas para enfrentar o desafio de interoperabilidade, integração e harmonização dos sistemas de apoio ao conceito de "One Sky" para a aviação civil internacional que deriva do Conceito Operacional de Gerenciamento do Tráfego Aéreo Mundial (Doc 9854), da OACI.
Sobre o Plano de Navegação Aérea Global (GANP) foi apresentado e aprovado o quadro de planejamento global, assim como a metodologia e o conteúdo do Sistema de Planejamento e Atualização por Blocos da Aviação (ASBU). Os roteiros de Comunicações, Navegação, Vigilância, Aviônicos e Gerenciamento da Informação Aeronáutica (AIM) também foram apresentados.
Outros assuntos discutidos na reunião foram as operações de Aeródromo, o incremento de capacidade dos aeroportos e a Navegação Baseada em Performance (PBN), que é uma forma prática para melhorar o desempenho do gerenciamento do espaço aéreo com segurança e eficiência.
Foram apresentadas, ainda, as melhorias das Operações através do reforço, da organização do espaço aéreo; da sincronização de tráfego por intermédio de Operações Baseadas na Trajetória (TBO) 4D e da maior flexibilidade e eficiência nos perfis de aproximação e de saída.
Como resultado, a Conferência definiu o horizonte de planejamento para os próximos dez anos em termos que orientarão os futuros programas dos diversos grupos de trabalho no âmbito da OACI, na busca de objetivos globais comuns.
Como desdobramento natural dessa Conferência, o DECEA continuará interagindo com os Estados vizinhos para a atualização do Plano Regional de Navegação Aérea e refletindo essas modificações no Programa de Evolução ATM do DECEA (SIRIUS), com a finalidade de buscar o devido alinhamento desses Planos com o Plano de Navegação Aérea Global, que foi acordado na Conferência e que terá sua aprovação final na 38ª Assembléia da OACI, em outubro de 2013.
Maiores detalhes
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br
Fotos: Coronel Roberto Tavares Figueiredo (CERNAI)